Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Estudo 1 - Livro de Romanos - Viver pela Fé

Prezados Leitores, nas próximas semanas estaremos postando estudos sobre o livro de Romanos. São estudos profundos, cheios de revelações e de vida. Em Romanos o evangelho é mencionado várias vezes. Por causa de seu conteúdo, podemos dizer que Romanos é um evangelho de Deus. Por sua vez, registra o evangelho de Paulo, ou seja, a maneira como Paulo apresentava as boas novas. Por isso, ele pode ser considerado um evangelho, pois apresenta o plano eterno de Deus, a situação do homem, a obra de Deus para concretizar Seu plano e o resultado prático disso. Por isso, logo no primeiro versículo, há menção ao evangelho de Deus. Romanos portanto, é o livro da Bíblia que apresenta de maneira mais clara a salvação completa de Deus. Vamos então ao primeiro estudo, pela graça e misericórdia de nosso amado Senhor. Toda a honra e toda a glória pertence a Ele.


"A justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé".
(Romanos 1:17)
Viver pela Fé


A salvação completa tem em Cristo sua centralidade e sua universalidade, ou seja, Cristo é o centro do evangelho e é tudo no evangelho. Toda a obra de Deus, tudo o que Deus planejou na eternidade passada foi realizado por meio de Cristo. Podemos, por isso, dizer que Cristo é inclusivo. Ele é a palavra, por meio de quem todas as coisas foram feitas, que se fez carne e veio tirar o pecado do mundo. Ele foi ungido pelo Espírito Santo e é a escada que liga Deus ao homem, liga os céus à terra (Jo 1:51). Tudo isso faz parte do conteúdo do evangelho de Deus.


O evangelho é o poder de Deus (Rm 1:16). Muitas vezes, não pregamos o evangelho por sentir-nos envergonhados ou incapazes. Concluímos, então, que isso é algo que somente alguns poucos irmãos conseguem fazer. Mas Paulo nos diz que o próprio evangelho é o poder de Deus de que necessitamos para dele não nos envergonhar. Se cremos, o evangelho é poder que temos para pregá-lo às pessoas, a fim de que elas também creiam!


Uma das funções do evangelho é fazer com que o justo viva por fé. Fomos justificados e nossos pecados foram perdoados porque o Senhor derramou o Seu sangue por nós; somos, por isso, justos. Como nos tornamos justos? Simplesmente crendo em toda obra de redenção de Cristo. Como viveremos de maneira justa? Também crendo em tudo o que o Senhor fez e em Sua palavra. Isso significa que a justiça de Deus é de fé em fé (v.17). Quando cremos pela primeira vez fomos justificados, e hoje o processo de justificação continua de fé em fé, ele se processa cada vez que cremos na obra de Cristo e na Palavra de Deus. Aleluia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário