Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Estudo 3 - Livro de Romanos



“Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita”. (Romanos 8:11).



Três Vidas e Quatro Leis


O homem foi criado por Deus com três partes distintas: corpo, alma e espírito. A intenção original de Deus era que Sua vida preenchesse cada uma das partes do homem. Todavia, antes que isso ocorresse, o homem pecou. Quando Adão comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal, a natureza pecaminosa da vida satânica, o pecado, entrou no seu corpo, atuando nos seus membros; a vida humana, que estava na sua alma, foi corrompida e tornou-se a vida da alma, e, por fim, seu espírito foi amortecido, ficando sem função. Mas quando cremos no Senhor Jesus, somos regenerados, ou seja, recebemos a vida divina, a vida incriada de Deus, em nosso espírito.

Cada uma das vidas presentes no homem regenerado tem sua própria lei. Nos membros de nosso corpo há a Lei do pecado e da morte, a qual nos leva a pecar; na nossa alma, mais especificamente na mente, há a lei que deseja cumprir a lei de Deus (Rm 7:22), e em nosso espírito há a lei da vida, ou a lei do Espírito da vida (8:2). Fora de nós há, ainda, a lei de Deus, a qual nossa alma deseja cumprir, no que é impedida pela lei do pecado e da morte que está em nossos membros. Podemos, então, dizer que há três vidas e quatro leis (vs 18-25).

Como a vida divina trabalha em nós? Na nossa regeneração, recebemos a vida divina em nosso espírito por meio do Espírito que dá vida. Assim, nosso espírito que estava mortificado tornou-se vida (8:10), e passamos a ter um espírito mesclado ao Espírito de Deus. A partir desse dia, o espírito mesclado começa a operar, a expandir-se em nós. Primeiramente, ele quer saturar nossa alma, para que ela, em contato com o Espírito em nosso espírito, também tenha a vida divina. Ele continuará esse processo por toda a nossa vida, até que nosso corpo, mesmo corruptível, seja também cheio da vida divina. Esse é o alvo de Deus, esse é o evangelho completo, verdadeiro, essa é a salvação completa de Deus. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário