Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

A IGREJA É A REALIDADE DO REINO DOS CÉUS

Amém queridos! Vamos desfrutar dessa palavra, pois pela misericórdia do Senhor, estamos na Igreja. Aleluia.
O mistério de Deus é Cristo (Cl 2:2). O Pai que está nos céus revelou Seu mistério, mostrando que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo. O termo Cristo refere-se à obra; a expressão o Filho de Deus refere-se à vida (I Jo 5:11-12). Na verdade , sempre há esses dois aspectos quando falamos de vários assuntos nas Escrituras. Com respeito ao Filho do Deus vivo, nós recebemos vida e essa vida tem de crescer. No tocante a Cristo, Deus tem uma incumbência registrada neste capítulo: edificar Sua igreja (Mt 16:18). “Cristo” significa o Ungido. Essa unção é uma incumbência, uma responsabilidade que Ele recebeu para exercer a comissão vinda do Pai de edificar Sua igreja.
Desse modo, em Matheus 16 foram revelados dois mistérios. O primeiro diz respeito ao mistério de Deus, que é Cristo, o Filho do Deus vivo. O segundo é acerca do mistério de Cristo, que é a igreja. Quanto à igreja, sua edificação é feita com pedras, que somos nós, sendo edificadas sobre a rocha, que é Cristo.
O Senhor prossegue ao falar com Pedro: “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus, e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus” (v. 19). O termo “igreja” do versículo 18 e a expressão “reino dos céus” do versículo 19 são permutáveis. Dessa forma, a igreja é o reino dos céus. Em outras palavras, visto que a igreja tem a chave do reino dos céus, se não há igreja, não há reino, pois ele não foi aberto. No entanto, uma vez que a igreja foi edificada, a ela foram dadas as chaves desse reino. A vida da igreja hoje ainda não é a manifestação do reino, mas sua realidade, pois o reino ainda não se manifestou, já que o Senhor ainda não voltou.
Quando o Senhor Jesus morreu na cruz, foi chamado de rei dos judeus (Mt 27:37). Assim, por ora, o Rei do reino dos céus ainda não Se manifestou em plenitude, isto é, Sua manifestação como o Leão da tribo de Judá ainda não ocorreu (Ap 5:5). Na verdade, o que está registrado em Mateus é um tipo de profecia do Senhor mostrando o que iria ocorrer: a igreja seria edificada sobre a Rocha, as portas do inferno não prevaleceriam contra ela e as chaves do reino dos céus lhe seriam entregues. Portanto há aqui uma ligação íntima entre pedra e edificação. É evidente que o fundamento da igreja tem de ser uma rocha. Ela não pode ser edificada sobre a areia porque assim não há fundamento: se cair a chuva, transbordarem os rios, soprarem os ventos a casa cairá (Mt 7:24-27). Todavia, se há algum fundamento sólido, a chuva por cair, os rios podem transbordar e os ventos podem soprar, que a casa não cairá. Aleluia! O fundamento da igreja é o próprio Cristo, a Rocha (I Co 3:11).

Tenha um final de semana abençoado e muita Luz nos seus dias, Lauro Gimenes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário