Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Quebrando barreiras com a apologia cristã

Desde o início da era cristã houve diversas heresias acerca da doutrina de Cristo, da Trindade, da Pessoa do Espírito Santo e outras. O renascimento desses antigos ensinos, tem voltado em roupagem moderna. Ensinos estes, que foram combatidos pelo próprio Senhor Jesus, pelos apóstolos e pelos pais da igreja. Se analisarmos o Novo Testamento, vemos que um terço dele se ocupa no combate as heresias. Todo o seu conteúdo formam um poderoso baluarte da verdade na destruição das heresias.

O Senhor Jesus, enfrentou os adeptos das seitas em seu tempo, como os fariseus, os saduceus e outros.Jesus poderia concordar com aqueles homens, porque eram da descendência de Abraão, o povo eleito. Poderia ter evitado o "fogo amigo" como muitos sugerem. Jesus poderia ter apenas se defendido, sem contra-atacar o povo da mesma descendência. Mas além de defender a verdade, desmascarou-os, chamando-os de: Hipócritas, (Mt 23.13,14,15,) condutores cegos (Mt 23.16) Insensátos e cegos (Mt 23.17,19,24) serpentes e raças de víboras (23.33). O livro de uso, tanto de Jesus como dessa gente, era o mesmo, Jesus fazia uso do livro da Lei (Lc 4.17 e 10.29).

Se liam o mesmo livro, e faziam menção do mesmo Deus, diferiam no quê? Na interpretação, e na aplicação do livro da lei em suas vidas.Muitas pessoas na igreja, cantam nossos hinos, lêem a mesma Bíblia, falam de um mesmo Deus, mas suas condutas não condizem com o que pregam, e suas interpretações dos textos sagrados estão ao contrário da verdadeira hermenêutica bíblica. E o que fazer com estas pessoas? Alguns dizem: "Não devemos atacá-las, devemos nos preocuparmos somente com o evangelho, com a salvação de almas, vamos cessar o fogo amigo, não vamos nos ultrajar"! Meu irmão, antes o diabo vinha subindo contra a correnteza, tentava freiar a marcha da igreja com os leões, a espada, a inquisição etc.

Mas o sangue dos justos era como sementes, quanto mais sangue derramando, mais pessoas aceitavam a mensagem da cruz. Então ele mudou a estratégia, hoje ele usa a própria Bíblia para confundir o objetivo dela. Jesus disse:"Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda a criatura"... não disse ide e pregai riquezas materiais, ide e pregai milagres. Porém está escrito: "Esses sinais seguiram aos que crerem". Crer em quê ? Na palavra de salvação. A prioridade é a salvação, as demais coisas são consequência.Paulo repreende os gálatas por tão depressa passar da maravilhosa graça de Deus para outro evangelho. Porque existiam entre os próprios membros ou pregadores, alguém que nos ensinos, divergiam do evangelho vernáculo pregado por Paulo. Por isso ele ensinou: "Mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, sela anátema" (Gl 1.8).

À igreja que estava em Filipos, Paulo chama os obreiros que ensinava heresias de maus obreiros e cães (Fl 3.2). A Timóteo Paulo ensina que a lei julgará os homicidas, mentirosos, roubadores mas também aqueles que pregarem ao contrário da sã doutrina, e ainda adverte Timóteo conservar a fé e a boa consciência, e rejeitar esses homens (Himeneu e Alexandre) e seus ensinos (Tm1.10,19,20). Paulo ensina a Tito que devemos aprender e manter a palavra de Deus firme, tanto para admoestar na sã doutrina como para convencer os contradizentes (Tt 1.9). Como vamos confrontar até convencer os impugnates, se estamos evitando o fogo amigo, os debates e discussões?Poderíamos continuar falando de Pedro e João que foram apologistas da verdade do evangelho combatendo com impetuosidade quem estava em desacordo com a sã doutrina.

Também poderíamos citar o legado dos apologistas do século ll como Justino Mártir, Atenágoras e Teófilo, Aristides, Melitão, Taciano e muitos outros. Esses homens combateram com zelo tudo o que contrariavam a palavra de Deus na igreja. Não fosse os apologistas e a sua obra, o cristianismo poderia facilmente ter sido reduzido a uma religião folclórica sem qualquer influência na esfera pública mas ampla da cultura. E assim ao longo desses mais de dois mil anos de história da teologia e da igreja cristã, sempre Deus levanta uma voz profética para combater os impugnantes da palavra. No entanto o que eu quero destacar nesse texto, é o comportamento de certos pregadores avivalistas. Não estamos dizendo que os milagres operados como curas divinas, libertações e maravilhas, sejam proveniente do diabo. Não creio que seja.

Mas estes sinais não dão autoridades a eles para deixarem a escola dominical, e cultos de ensinos. Muito menos o estudo acurado da Bíblia. Precisam aprender da palavra para não cometerem aberrações doutrinárias. A distorção da verdadeira hermenêutica e exegese, acontece justamente por falta de conhecimentos bíblicos. Outro fator é a crítica. Eles não gostam de serem criticados, mas os milagres que Deus opera por eles não lhe dão uma blindagem para a crítica. O que é anticonstitucional, é a ofensa, mas criticar uma atitude que é suscetível de erros, é legal. No artigo 5° e inciso 4,8,9 da Constituição Brasileira, está a liberdade de expressão.

Qualquer cidadão pode fazer suas considerações a respeito de quem quer que for, desde que não o ofenda. Algumas pessoas tem dito que devemos amar, tem que prevalecer o amor. Mas amar é diferente de concordar com os erros, quem ama corrigir, quem ama fala a verdade. Vamos mostrar que amamos e que estamos preocupados com nossos pregadores de milagres, mostrando onde devem melhorar e onde estão errando.

Abraços
texto escrito por
Geziel Silva Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário