Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

UM PROCESSO METABÓLICO

Após falar sobre consagração, reconciliação, justificação e santificação, à luz do versículo 1 de Romanos 12, precisamos avançar para mais três itens relacionados com nosso crescimento de vida: a renovação da mente, a transformação e a conformação. Todos estão mencionados no versículo a seguir: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (v.2). Tanto a renovação como a transformação cooperam para que sejamos conformados a imagem do Filho (8:29).
A experiência da transformação representa um processo metabólico pelo qual passamos para ser como Deus é em vida e natureza, mas não na Deidade. Como sabemos, podemos comparar esse processo ao da transformação da lagarta em borboleta. No entanto, conforme nossa experiência, é comum nos depararmos com situações em que deixamos de ser borboletas para ser lagartas. Quando nos deparamos com isso, precisamos perseverar em viver a vida da igreja para obter transformação.
Além disso, visto que buscamos Cristo, Ele se torna a plenitude em nós. A consequencia dessa busca é a conformação, isto é, teremos a imagem de Cristo e expressaremos Deus em plenitude. Diante disso, precisamos perguntar: "Através dos anos, quanto Cristo foi vivido em mim? quanto de Cristo há em mim? quanto fui conformado a Cristo?". Então nossa vida crescerá até que, por fim, seremos conformados à imagem de Cristo.
Com a experiência da renovação da mente, transformação e conformação, alcançaremos a glorificação, que é o fim do processo de crescimento de vida alcançado no período em que estamos na vida da igreja. Quem possui esses itens é um vencedor. Leiamos: "E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou" (Rm 8:30). Esses são os oito itens que praticamos na igreja. Não que tenhamos de cumprir o primeiro iten para depois chegar ao segundo e assim sucessivamente. Os oito itens acontecem simultaneamente. Aleluia.
Em Romanos 8 podemos ver claramente o crescimento de vida se desenvolver até atingir o nível mais alto, que é ser vencedor. Enquanto nos versículos 28 e 29 vemos o processo do crescimento de vida, entre os versículos 33 e 37 vemos que o resultado é ser vencedor. Por isso, o que buscamos na vida da igreja é crescimento de vida, pois, nessa altura, nada pode nos separar do amor de Cristo (v. 39). Ser vencedor é ser povo de propriedade exclusiva de Deus.
Embora não possamos afirmar que somos vencedores, podemos afirmar que estamos nesse processo. Vemos isso em I Tessalonicenses. Nossa vida cristã em três estágios: a obra da fé, o labor do amor e a perseverança da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo (1:3). O primeiro estágio, a obra da fé, já foi feito, e nosso espírito já foi salvo (Ef 2:1). Hoje estamos no estágio do labor do amor. Na vida da igreja, estamos no amor e, por causa dele, laboramos. Se hoje nós temos muito labor no amor, a nossa vida vai crescer.
Por fim, a esperança gera a perseverança na vida do Senhor Jesus. Nossa esperança é Sua vinda. Estamos a caminho de ser vencedores, esperamos a volta do Senhor e desejamos ser arrebatados vivos. Os vencedores serão arrebatados até o terceiro céu (Ap 12:5). Hoje, contudo, esperamos que todos os vencedores sejam produzidos para que sejamos arrebatados juntos. Esse conjunto de vencedores é o filho varão. Jesus é o nosso Senhor! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário