Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Qual é mais fácil?

Prestem atenção os leitores para a pergunta que vou formular através destas linhas; a pergunta é esta: "Qual é mais fácil, derribar ou levantar um muro?".
A pergunta é esta mesma; não estou equivocado não. Para demonstrar que não é engano, vou repeti-la, e para ela peço a atenção de todos: "Qual é mais fácil, derribar ou levantar um muro"?
Ora, que pergunta! Então não esta claro que qualquer pessoa pode responder acertadamente? Quem é que não sabe o que é mais fácil, no caso?
Bem, mas aqueles que já responderam apressada e mentalmente que é mais fácil derribar do que levantar um muro, não se lembraram que estamos focalizando um assunto moral, isto é, um muro figurado, e não um muro de tijolos, de cimento, de pedra ou barro.
Propositadamente empreguei a palavra levantar e não construir. A palavra levantar presta-se mais facilmente para ilustrar o assunto que estamos focalizando.
Levantar um muro de ordem moral e espiritualmente, quer dizer, provocar uma contenda que pode envolver duas ou mais pessoas; quem levanta uma suspeita contra alguém, está levantando um muro; note-se que isto pode ser feito em apenas alguns segundos.
Mas para desfazer uma contenda que envolveu muitas pessoas e separou famílias e irmãos, para derribar este muro, não é fácil como foi fácil levanta-lo. Para apagar uma suspeita, que foi anunciada publicamente, isto é, para harmonizar aqueles que foram atingidos pela suspeita, para derribar o muro de inimizades, é muito mais difícil do que foi levanta-lo.
Portanto, contrariando as leis comuns que orientam e governam engenheiros e construtores, declaramos que é mais fácil levantar um muro representado por questões, problemas e desentendimentos, do que derriba-lo, isto é, do que conseguir fazer desaparecer a inimizade causada por estas questões.

É OU NÃO É MAIS FÁCIL ?

Pb Donizeti - Um servo de Jesus a serviço do Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário