Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 27 de dezembro de 2009

A JUSTIFICAÇÃO

5ª Parte: A base sobre a qual Deus justifica o pecador

O pecador tem incorrido na sentença judicial da morte, e assim o seu caso é desesperador, estando ele já condenado por Deus.
Podemos, por isso, compreender que nada que ele faça, por mais que se esforce, o pode livrar desta condenação. Deus mesmo tem dito que, " Nenhuma carne será santificada diante d´Ele pelas obras da lei" (Rm 3.20).
A base justa para a justificação do pecador só pode ser encontrada no fato da pena de morte ser sofrida por outra pessoa que seja competente para isso.
Graças a Deus, Ele encontrou o seu amado filho, aquele que tinha competência para isso. Sendo Ele santo e justo em si, identificou-se com o nosso mal, quando se achou sobre a cruz, e ali sofreu a condenação de morte, de modo que agora Deus pode ser o nosso justificador, visto terem sido assim satisfeitas todas as exigências da justiça divina.
Tudo isto nos mostra que a morte consumada, de que o sangue nos fala, é a base justa sobre o qual Deus justifica o pecador. Como crentes podemos dizer que somos "justificados pelo seu sangue".

6ª Parte : O princípio pelo qual Deus justifica o pecador

Temos visto que o sangue derramado é a base justa em que Deus se apoia para se poder aproximar do pecador para o justificar; e agora a nossa pergunta é? De que maneira lhe há de Deus oferecer esta bênção que agora se torna possível pela morte de Cristo?
O homem natural não somente é culpado diante de Deus em consquencia dos seus pecados mais está espiritualmente impossibilitado de Lhe agradar, ou mesmo de melhorar o seu estado perante Ele. Lemos em Rm 8.7 "A inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeito a lei de Deus, nem em verdade o pode ser. Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus".
É claro pois que Deus justifica o pecador, não pela razão de haver algum mérito nele, nem pelo motivo do valor das suas obras: mas justifica-o a despeito de tudo quanto ele é em si, por um princípio inteiramente independente dele, justifica-o gratuitamente pela sua graça.

Continua...

Pb Donizeti (Um servo de Jesus a serviço do Reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário