Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

A JUSTIFICAÇÃO


8ª Parte: A justificação pelas obras

Pode ser que alguém esteja pensando no que lemos na Epístola de Tiago: "Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé" (Tg 2.24).

Muitos parecem encontrar nestas palavras uma dificuldade, imaginando que Tiago contradiz o que Paulo escreve a respeito do homem ser justificado pela fé sem as obras da lei (Rm 3.28). É preciso porém, notarmos que Paulo está a falar da justificação do homem diante de Deus, enquanto Tiago está tratando da justificação dos homens uns perante os outros. Encontramos a confirmação deste pensamento nas palavras "diante de Deus" (Rm 4.2) e "mostra-me" (Tg 2.18).

Deus esquadrinha o coração humano e não precisa ver os atos do homem para fazer juízo dele; nós, porém, não nos podemos julgar uns aos outros senão pela aparência e pelas obras.

Mas, dirá alguém "lemos em Tg 2.21, Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaac? Que nos dizem a respeito desta pergunta? Que dizem as Escrituras? Lemos o que se segue: "Bens vês que a fé cooperou com as suas obras e que a fé foi aperfeiçoada pelas obras. E cumpriu-se as Escrituras que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado por justiça.

A justificação pelas obras segundo a Epístola de Tiago, é o complemento da justificação pela fé. Está é para os olhos de Deus, aquela para os olhos dos homens. Será bom notar, que ao lermos em Tg 2.14: "Que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver obras? É preciso acentuarmos a palavra disser. Não diz, que aproveita se alguém tiver fé e não tiver obras?, mas que aproveita se alguém disser que tem fé...? palavras, somente, não tem valor se nos falta a fé; é necessário termos a realidade.

Assim podemos compreender bem as palavras da Epístola de Tiago, tão essencialmente prática; "O homem é justificado pelas obras" (Tg 2.2)

Continua...

Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do Reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário