Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Você a história desse homem?

Estou de férias na casa de meus pais, por isso demorei um pouco para postar algo, mas a obra não para só por minha causa e aí vai mais um postagem.
Ageu
Ageu é o décimo dos doze "profetas menores" (assim chamados não por serem de menor importância, mas devido aos poucos capítulos de seus livros). Quase nada se sabe sobre seu passado, mas é evidente que ele era bem conhecido na comunidade judaica e que profetizou na Babilônia duranrte o exílio. Ele se apresenta como "o profeta" (Ag 1.1), e assim também é citado por Esdras (Ed 5.1; 6.14).
Parece que ele estava na ativa em Jerusalém por volta de 520 a.C. Assim, ele obviamente regressou da Babilônia em algum momento antes dessa data. Foi um dos principais entusiastas da reconstrução do templo, mas ele mesmo já devia estar muito velho àquela altura. Muitos intérpretes acreditam que a sua pergunta: "Quem de vocês viu este templo em seu primeiro esplendor?" (Ag 2.3) talvez signifique que ele tenha visto o templo antes da época de sua destruição por Nabucodonosor II, em 586 a.C., 66 anos antes.
Fonte: Extraído do livro - Todos os Personagens da Bíblia de A a Z, Richard R. Losch - Editora Tempus, págs. 34 e 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário