Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Aprendendo com Lúcifer

Talvez você tenha lido o título deste estudo e se perguntado: "o que eu tenho de aprender com lúcifer?". Antes que você me critique por este título, eu gostaria de lhe explicar. Nós aprendemos por exemplos a serem seguidos e por exemplos a não serem seguidos. Este é nosso intuito neste capítulo. O profeta Isaías inspirado pelo Espírito Santo, fala a respeito da presunção e queda de lúcifer:

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações. E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, levado será ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem e contemplarão, considerar-te-ão e dirão: É este o varão que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como um deserto e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava ir soltos para a casa deles?" Isaías 14.12-17.

Basicamente, existem duas maneiras de o diabo querer destruir um cristão.

A primeira todos conhecem e todos se previnem contra ela: o diabo vai querer lhe parar. Sejam com lutas, problemas, dificuldades, adversidades, aflições, o diabo vai querer lhe parar. Entretanto, veja o que a Palavra de Deus diz ao seu respeito e eu profetizo na sua vida estes textos:

"Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas." Salmo 34.19

"Uns confiam em carros, e outros, em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor, nosso Deus. Uns se encurvam e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé." Salmo 20.7,8

"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo e te sustento com a destra da minha justiça. Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritaram contra ti; tornar-se-ão nada; e os que contenderem contigo perecerão. Buscá-lo-ás, mas não os acharás; e os que pelejarem contigo tornar-se-ão nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: não temas que eu te ajudo." Isaías 41.10-13

"Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas. Todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação." Habacuque 3.17,18

"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper de manhã. As nações se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu. O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de “Jacó é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações têm feito na terra! Ele faz cessar as guerras até o fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio." Salmo 46

“Aleluia! Glória a Deus porque maior é o que está em nós do que o que está no mundo” (I João 4.4).

Amado, ainda que inferno inteiro se levante contra a tua vida, ele não pode lhe tocar (I João 5.18). E se tocar será unicamente por permissão de Deus. Isso não é maravilhoso? Nada pode parar a obra de Deus sobre a sua vida, a não ser que você a deixe. Se tão somente você mantiver intacta a sua aliança com Deus, ninguém pode te tocar. Somente o Diabo o fará se você der brechas. Mas existe uma segunda forma do diabo destruir um cristão. Este modo é muito mais eficaz e sutil. Em conseqüência têm destruído muitos cristãos; principalmente líderes consagrados que outrora foram grandemente usados por Deus. O diabo vai querer lhe acelerar. Geralmente depois de uma pregação inspirada, de um louvor arrebatador ou de uma oração eficaz, sempre nos vem à mente uma voz dizendo: "Como você prega bem. Quando você prega as pessoas sentem a presença de Deus. Quando você prega, vidas são salvas". "Quando você louva, parece que são os anjos cantando"; "Quando você ora, as pessoas são curadas, libertas e o Senhor responde". "Como você faz esse trabalho bem! Aposto que ninguém consegue fazer isso como você. Você é insubstituível." Não é isso que sempre acontece amado? Não é verdade que sempre vem essa vozinha à nossa mente?

João Bunyan, um dos maiores pregadores de todos os tempos, conhecia bem esta artimanha de satanás. Certa ocasião, ao término de uma pregação, um dos ouvintes dirigindo-se a ele disse-lhe que pregara um bom sermão. Ao que Bunyan respondeu: "Não precisa dizer-me isso, o diabo já cochichou a mesma coisa no meu ouvido antes de sair da tribuna." Quando assumimos estes pensamentos estamos totalmente destruídos. Porque a Palavra nos diz: "Porque sem mim nada podeis fazer." João 15:5b Sem a unção do Espírito Santo sobre as nossas vidas nós não podemos fazer nada! Se pregamos, e as pessoas se convertem, se transformam e se libertam, é porque foi o Espírito Santo e não nós quem convenceu o homem do pecado, da justiça e do juízo. E, se oramos e os demônios são expulsos, as pessoas são libertas e Deus responde, é tão somente porque oramos no nome do Senhor Jesus.

Conta-se que um renomado pregador foi convidado para ir a uma igreja simples a fim de pregar. Então, ele confiando em si mesmo, não preparou o sermão, não orou por si mesmo e pelo culto e não buscou a presença de Deus. Tão somente confiou em si mesmo e na sua enorme capacidade. Chegando à Igreja, foi apresentado com toda a pompa possível e subiu ao púlpito com todas as honrarias que lhe eram devidas. Quando abriu a Bíblia para ler o texto base, o Espírito lhe falou: "Você está sozinho". Mesmo assim ele começou a pregar e apesar da sua eloqüência e experiência como pregador, sua mensagem não tocou o coração dos ouvintes e ao sair do púlpito, abaixou a sua cabeça em sinal de vergonha e pesar. Ao se dirigir para a porta do templo para cumprimentar os membros, uma senhora muito humilde e com a idade já bastante avançada lhe dirigiu as seguintes palavras: "Pastor, se o senhor tivesse subido ao púlpito da forma que desceu, desceria da forma que subiu". Esta é a grande questão: a humildade.

O diabo sabe como induzir o homem à soberba, à presunção, porque ele mesmo caiu nesse erro. Esta estratégia é muito eficaz porque vai de encontro ao mais íntimo do ser humano, que necessita desesperadamente de reconhecimento, de afirmação, de aplausos. Pare por um instante: a quem você dá crédito pelo que está acontecendo na e através da sua vida? O que você pensa a esse respeito? Quem faz a obra? Deus ou a sua grande capacidade natural? Sempre vemos muitas pessoas começarem tão bem uma carreira e, no entanto, acham que são elas que fazem a obra e não Deus.

Lembra-se do pregador da ilustração acima? Pois bem, o Espírito Santo deixa pessoas sozinhas na hora de realizar algo com mais freqüência do que se pode imaginar. Por quê? Por que Deus não quer realizar a sua obra? É claro que Deus quer realizar a sua obra. Mas é porque Deus corrige a quem recebe por filho. Toda a árvore precisa ser podada para que esteja dando cada vez mais frutos. Assim também somos nós. Devemos continuamente ser podados por Deus. Se você pensa que o orgulho nunca vai lhe alcançar ou que você é muito humilde, você está a um passo de ser pego por ele, porque uma pessoa verdadeiramente humilde reconhece as suas fraquezas e as coloca diante de Deus, não as escondendo e vivendo como se elas não existissem. Talvez você esteja pensando nesse momento: "Eu nunca disse que eu sou melhor que ninguém, ou que eu prego melhor, que eu louvo melhor, que eu oro melhor, etc".

Eu lhe pergunto: e quem disse que lúcifer também falou alguma coisa? Isaías 14.13 diz "E tu dizias no teu coração". Lúcifer não pronunciou palavra alguma, mas Deus que conhece os corações sabia qual era a verdadeira intenção de lúcifer. Devemos estar extremamente atentos com aquilo que vai ao nosso coração.

"Ainda que o Senhor é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe." Salmo 138.6

Devemos destacar o contraste entre as atitudes de Jesus, João Batista e lúcifer. Os dois primeiros escolheram se humilhar e depois foram exaltados por Deus, ao passo que o terceiro escolheu se exaltar e foi extremamente humilhado por Deus. Qual atitude você vai tomar querido? A de Jesus e João ou a de lúcifer? Lembre-se das conseqüências.

Autor: Edson Oliveira

Fonte: www.estudosgospel.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário