Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 30 de janeiro de 2010

CONHEÇA O LIVRO DIVINO

Conhece o leitor do Livro Divino, a Bíblia? Bem , se o conhece, verifique se seus conhecimentos coincidem com as informações que vamos registrar neste comentário: Há 39 livros no Antigo Testamento. Há 27 livros no Novo Testamento, isto é 66 livros na Bíblia inteira. Há 929 capítulos no Antigo Testamento. São 260 capítulos do Novo Testamento. Há 23.214 versículos no Antigo Testamento. Há 7.959 versículos no Novo Testamento.

O livro de Provérbios é o livro central do Antigo Testamento. O livro de II Tessalonicenses é o livro central do Novo Testamento. O capítulo central do Antigo é o capítulo 29 do livro de Jó.

Os capítulos centrais do Novo Testamento são os de Romanos 13,14. Os versículos centrais do Antigo Testamento encontram-se em II Crônicas 20.17 e 18. O versículos central do Novo Testamento está em Atos 17.17. O versículo central da Bíblia está no Salmo 118.8.

O capítulo mais curto da Bíblia e o Salmo 117. O versículo mais curto do Antigo Testamento encontra-se Êxodo 20.13. O versículo mais curto da Bíblia é mesmo Êxodo 20.13. O capítulo mais longo da Bíblia é o Salmo 119. O capítulo mais longo do Novo Testamento está em Lucas 1.

O versículo mais longo da Bíblia, encontra-se no livro de Ester 8.9. Os capítulos de II Reis 19 e 37 de Isaías são idênticos. Esdras 2 e Neemias 7 são parecidos. Os últimos dois versículos do II livro de Crônicas e os primeiros versículos do livro de Esdras são iguais.

A palavra Jeová encontra-se cerca de 6.855 vezes (edição brasileira); a palavra Deus não é encontrada nos Cântico dos Cânticos nem de Ester. No Salmo 107 há quatro versículos idênticos: 8, 15, 21 e 31. Todos os versículos do Salmo 136 findam com a mesma frase.

A Bíblia foi dividida em capítulos pelo cardeal Hugo Santo Caro, cerca do ano 126. O Antigo Testamento foi dividido em versículos pelo rabino Mardoqueu Natã, em 1661. O Novo Testamento foi dividido em versículos por R. Stephens, um tipógrafo francês.

A Setuaginta (tradução dos setenta) tradução do Antigo Testamento para o grego foi feita cerca do ano 250 antes de Cristo. As Escrituras incluindo porções, estão hoje impressas em 2.454 idiomas e dialetos (atualização em 31 de dezembro de 2007).

A Bíblia, a nossa Bíblia, o livro de Deus, foi escrita por cerca de 40 homens, em um período de quase 1500 anos. Esses homens escreveram sob as mais variadas condições. Uns escreveram n prisão; outros nos palácios; ainda outros nos desertos, nas margens de rios, no exílio, na vitória e na derrota, enfim, em todas as circunstâncias.

Os homens que Deus usou para escrever a Bíblia, exerciam os mais variados ofícios: reis, lavradores, sacerdotes, pastores, nobres, coletores, médicos, estadistas e políticos. Nos seus escritos empregaram todos os estilos literatura: a prosa, a poesia, leis, decretos sermões, parábolas, epístolas e relacionados com os homens: a criação, a natureza do pecado, a morte, a vida, os governos, o céu, o inferno, o caráter e o plano de Deus para todos os homens.

É assim a nossa Bíblia; majestosa e maravilhosa em tudo quanto focaliza.

Vamos repetir a pergunta que fizemos no início deste comentário: Conhece o leitor o Livro divino, a Bíblia? Os conhecimentos do leitor coincidem com as informações que acima registramos? A Bíblia é muito mais de que tudo que mencionamos, portanto, vale a pena estudar a Bíblia.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário