Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

CRIADOS À SUA IMAGEM

Deus atribuir valor especial à vida humana (Gn 1.26,27; Sl 8,4-6). A vida humana é sagrada, porque somente o homem e a mulher foram criados à imagem de Deus e merecem proteção. Deus manda seu povo proteger e defender a vida humana inocente (Ez 16.20,21,36,38). Na lei moisaca, o assassino recebia a pena de morte por causa do valor de uma vida destruída (Gn 9.6; Êx 20.13).

As Escrituras estendem esse status especial e essa proteção da vida humana a todos os seus estágios de desenvolvimento e necessidades (Is 139.19-16) e está protegida pela lei do Antigo Testamento (Êx 21.22-25). Os que crêem são exortados a defender e a cuidar dos doentes, dos idosos e dos pobres (Lv 19.32; Dt 15.7,8). Ninguém é excluído do cuidado e da proteção.

Ao longo da história, essa visão da santidade de qualquer vida humana tem encontrado oposição - mais notadamente por aqueles que advogam o ponto de vista da "qualidade de vida", sugerindo que a vida humana precisa apresentar determinadas habilidades e qualidades antes de ser considerada verdadeiramente valiosa pra que mereça ser preservada. De acordo com essa visão humanista distorcida, o feto, a criança portadora de deficiência ou o idoso não possuem tais qualidades; portanto, não qualificados pra proteção dada pela ou pelas Escrituras.

A Bíblia rejeita essa visão da "qualidade de vida". O valor da vida humana não depende das capacidades funcionais da pessoa ou da viabilidade independente, mas está assegurado pela imagem de Deus encontrada em todo ser humano. Deus não mede a qualidade de vida antes de imprimir sua imagem no ser humano. Deus nos chama a estender nosso cuidado e compaixão a toda vida que ele criou, em todo estágio de desenvolvimento e em qualquer necessidade.


Fonte: "A Bíblia da Mulher", editora MC e SBB - pág. 20;


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário