Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O PERIGO DA AUTOEXALTAÇÃO

Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado (Mt 23:12).

Somos sabedores de que a única maneira de seguir o Senhor Jesus é negar a nós mesmos, o que implica obedecer à Sua Palavra: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa acha-la-á” (Mt 16:24-25).

Muito antes da criação do homem, Deus havia estabelecido uma ordem no universo, colocando um arcanjo chamado Lúcifer para governar os seres que existiam naquela época. Esse arcanjo tinha uma posição superior à dos demais anjos (Ez 28), e foi incumbido de maiores responsabilidades que as deles. Ele era muito formoso, capaz e inteligente. Por causa disso, orgulhou-se e corrompeu-se, tornando-se Satanás, o adversário de Deus.

Além de Lúcifer, que se rebelou, Deus também tinha a Seu serviço outros dois arcanjos: Miguel e Gabriel. Esses arcanjos servem a Deus em Seu propósito. A Bíblia registra que, após a morte de Moisés, Deus quis guardar seu corpo de ser levado para o Hades e, para isso, ordenou a Miguel que o vigiasse. Satanás queria tomar posse do corpo de Moisés, por isso contendeu com Miguel, que, apesar disso, não proferiu juízo infamatório contra Satanás.

Isso ocorreu porque, originalmente, Satanás possuía uma posição superior à do arcanjo Miguel. Este, embora tenha entrado em confronto com Satanás, manteve-se em sua posição e lhe disse: “O Senhor te repreenda” (Jd (9).

Deus quer restaurar a terra que foi usurpada por Satanás e, por esse motivo, criou o homem segundo Seu bom prazer e Sua vontade. Louvado seja o Senhor, pois o homem foi criado para derrotar Satanás e restaurar o reino de Deus na terra.

Deus criou o homem para exercer autoridade por Ele, isto é, para dominar “sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra” (Gn 1:26).

Para que isso ocorra, não podemos tomar o caminho da autoexaltação, como fez Lúcifer, o qual, mesmo já sendo o líder dos anjos, almejava uma posição superior, desejando ser igual a Deus criador. Isaías 14 e Ezequiel 28 mostram que por essa razão, ele perdeu seu lugar nos céus e foi lançado para a terra. Como inimigo de Deus, ele usurpou a terra, colocando as criaturas que nela vivem debaixo do seu domínio, em oposição ao que Deus determinara.

Por isso, hoje, todos os reinos e nações estão sob o governo corrupto de Satanás (1Jo 5:19). A consequência disso é que a vontade de Deus não é feita na terra como é feita nos céus. Deus, porém, deseja restaurar Seu reino e, com esse propósito, criou o homem e o abençoou, dando-lhe domínio sobre toda criatura.

Que sejamos fiéis ao propósito para o qual fomos criados, negando a nós mesmos, fazendo a vontade de Deus e trazendo Seu reino à terra, por meio da propagação do evangelho. Quando nos humilhamos diante do Senhor e escolhemos fazer Sua vontade, somos vitoriosos sobre o inimigo. Essa é a ordem estabelecida por Deus no Novo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário