Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pedro Caminhou sobre as águas

Texto: Mateus 14.25-35

A Bíblia lista várias caminhadas vejam

Na caminhada de Deus no Édem, ele chamou por Adão
Na caminhada de Abraão, ele caminhou deixando sua terra para ir a Canaã
Na caminhada de Moisés, ele caminhou do Egito ao deserto
A caminhada de Josué, em volta dos muros de Jericó
A caminhada de dois discípulos no caminho de Emaús
A caminhada interrompida de Paulo a Damasco
A caminhada triste e santa do pretório ao gólgota via dolorosa
Mas caminhar sobre as águas? Isso é interessante!

Na vida de quem Deus quer usar e melhorar há sempre algo.

Há sempre um chamado: Abraão sai da tua terra... Adão onde estas?...Lázaro sai...
Há sempre medo: Moisés disse: sou pesado de língua... Os espias: são gigantes...Adão: Tive medo e me escondi.
Há sempre encorajamento: Vou com vocês Moisés, gideão... Discípulos. Estarei convosco...
Há sempre uma vida transformada: Pedro, Mateus, Paulo, Maria Madalena.

Deus sempre se apresenta de forma a chamar a atenção na sua teofania

A Abraão ele apresenta-se como anjo
A Moisés no fogo no meio da sarça
A Josué apresenta-se como capitão do exército
A Pedro e aos discípulos no mar de madrugada
Todos sentiram medo, mas quando disseram sim ao chamado experimentaram o poder.

"Jesus aparece aos discípulos no último momento, três horas da manhã, o limite humano é o lugar mais freqüente para encontrar Deus". (Dale Bruner).

Pedro reconheceu Jesus na tempestade, aventurou andando sobre as águas. Precisamos reconhecer Jesus na tribulação, ele está conosco.

Pedro deixou o barco apesar da tempestade, no barco era melhor que na água; o que precisamos deixar? Qual o seu barco? O emprego, bens, família, amigos? O barco não é o lugar mais seguro.

Você pode ficar em sua casa sem fazer nada, mas corre o risco de se acidentar sem fazer nada. Talvez você resolva sair do barco como Pedro. Tudo ia bem, mas reparou na tempestade, e quase foi para o fundo. Você começa o novo cargo, novo ministério, mas derrepente vem a tempestade, os problemas. Pedro sabia caso afundasse, Jesus seria a pessoa certa para ajudá-lo.

Quando você começar afundar nos problemas, Jesus é a pessoa certa. Pedro experimentou a Glória de sair do barco, a glória de ser erguido por Jesus.

Será que os amigos de Pedro caçoaram dele depois de afundar?
Os discípulos tiveram de esperar Jesus acalmar a tempestade. Primeiro Pedro andou sobre as águas, aconteceu tudo aquilo que levou tempo, e só depois Jesus entra no barco e acalma a tempestade.

Pedro não pede promessa, garantia de não afundar, mas ordem: manda-me.
Andar sobre as águas implica coragem e reconhecer o chamado. Para alguns, Pedro agiu no impulso, para outros pela fé. Pedro disse: convida-me. E creu que também podia andar, e andou.

Qual o pensamento de Pedro quando estava andando sobre águas? O vento no rosto, água solidificada, o ar espantado dos amigos, talvez pensasse: não acredito!, eu? Funcionou! Estou andando! É o messias mesmo. Como é isto? O olhar de Jesus estava radiante. Por ver seu discípulo confiar nele.

Ouvimos sobre o poder de Deus. "Olhando ele para a terra, ela treme; tocando nos montes, logo fumegam" (Sl 104:32). (S l46). Mas ver e ouvir não bastam, é necessário experimentá-lo. Os discípulos apesar de verem milagres, apavoraram. "E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança". (Mc 4:39). Israel apavorou com a morte de Moisés. "Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes: porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares" (Js 1:9).

Para experimentar o poder de Deus é necessário dar o passo.
Moisés- teve de lançar a vara e depois apanhá-la
Israel - teve que marchar, depois o mar abriu-se!
Naamã- teve que mergulhar sete vezes, depois a cura.
Gideão- de trinta e dois mil reduziu o exército a trezentas antes de derrotar os medianias
Os Pães e peixes entreguem antes de serem multiplicados

Reparando no vento

Porque Pedro preocupou com o vento? Ele estava andando por cima das águas, venceu as leis da física.

As crianças pequenas quando estão aprendendo a andar, quando caem nunca pensam: puxa vida! Nunca mais vou andar. Elas se levantam e andam até ser perfeita. Nós somos diferentes, tropeçamos e desistimos. As crianças se divertem, mas quanto mais crescemos, mas temos medo.

A primeira atitude de Jesus foi salvar Pedro e depois repreender. Primeiro Jesus nos salva depois nos repreende. A salvação e o perdão evidenciam o amor de Deus.
Quando Pedro sai do barco, fracassou, e Jesus ajuda a descobrir seu fracasso. Pouca fé. Não ganhou nota dez, mas pelo menos estava melhor que seus companheiros, tinha pouca fé, mas ao menos tinha fé. Seus colegas zero fé.

A esperança tirou Pedro do barco
A confiança o sustentou
O medo o afundou, o medo e a dúvida é o curto circuito que corta a ligação o poder de andar nas águas.

Todos nós odiamos esperar. No trânsito, no médico, e até ficamos alegres quando Mateus fala que imediatamente Jesus disse sou eu, ou imediatamente ajuda Pedro.
Os discípulos esperaram Jesus. Pedro esperou ser chamado para sair do barco.
Esperar é a tarefa mais difícil da esperança. "Descansa no Senhor, e espera nele, não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.Espera no Senhor, e guarda o seu caminho, e te exaltará para herdares a terra; tu o verás quando os ímpios forem desarraigados" (Sl 37:7, 34).

Abraão teve de esperar vinte e quatro anos para o cumprimento da sua promessa.
" Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação d'Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele" (Lc 2:25), "Simeão esperava a consolação de Israel. Depois que Jesus veio a espera continua. E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que disse ele de mim ouvistes". (At 1:4).

"E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança somos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos" (Rm 8:23-25). Porque Deus nos faz esperar? Porque não nos alivia com a resposta? Porque o que Deus faz em nós enquanto esperamos é tão importante quanto àquilo pelo qual esperamos.

"Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos certamente cairão. Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias: correrão e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão" (Is 40:30, 31) os que esperam no senhor voam como as águias, 130 km por hora. O espírito te impulsiona para o ar. "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito". (Jo 3:8).

Geziel Silva Costa
www.alertafinal.blogspot.com

Um comentário: