Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 20 de março de 2010

PERSONAGENS BÍBLICOS

ABIAS, O FILHO DE SAMUEL

Abias era o segundo filho do profeta Samuel. Na velhice, Samuel apontou Abias e seu irmão mais velho, Joel, para que fossem juízes dos israelitas. Entretanto, "os filhos dele não andaram em seus caminhos. Eles tornaram gananciosos, aceitavam suborno e pervertiam a justiça" (1 Sm 8.3).

Os israelitas observavam a crescente corrupção dos juízes. Quando os filhos de Samuel provaram ser corruptos, os israelitas deram um basta e exigiram que fossem governados por um rei, e não mais por juízes. O argumento deles (talvez bastante válido) era de que um rei poderia estabelecer e manter um exército nacional para protegê-los de seus inimigos. Os juízes, no entanto, tinham de reunir a milícia local e obter apoio de tribos vizinhas todas as vezes que uma crise surgia.

De início, Samuel recusou o pedido deles, mas quando Deus mandou o profeta escolher um rei e avisar o povo a respeito do perigo que isso representava, concordou com relutância. Se os filhos de Samuel fossem juízes retos e sábios, é possível que a história de Israel tivesse tomando outro rumo.

Fonte: "Todos os Personagens da Bíblia de A a Z" / Richard R. Losch - editora Templus, pág. 12;


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário