Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 22 de março de 2010

PERSONAGENS BÍBLICOS

ACAZIAS, O REI DE ISRAEL
Acazias, o filho e herdeiro de Acabe e Jezabel, ascendeu ao trono de Israel em 850 a.C. Em uma tentativa de reviver o comércio marítimo com a Arábia, inativo havia muito tempo, ele ofereceu ajuda ao rei de Judá, Josafá, para estabelecer uma frota conjunta em Eziom-Geber. Josafá era um rei justo e fiel a Deus, por isso ele não confiou no pagão Acazias. Por temer que Acazias estivesse tramando anexar Judá a Israel, Josafá recusou a oferta (1 Rs 22.48-49). Ele morreu logo depois disso, e seu filho, Jorão, o sucedeu, mas não há registro de que tenha havido uma nova proposta para uma frota conjunta (Acazias também tinha um irmão chamado Jorão).

A Bíblia relata que Acazias fez "o que o SENHOR reprova" e estava tão envolvido com o paganismo quanto seu pai e sua mãe. A mãe, Jezabel, ainda vivia, e fica claro que ela exerceu uma tremenda influência sobre ele durante seu reinado de dois anos.

Acazias tinha um estilo de vida dissoluto e, no segundo ano de seu reinado, enquanto estava entorpecido pela bebida, caiu da janela de seu palácio em Samaria. Ficou muito ferido e foi enviado para os sacerdotes do deus pagão Baal-Zebube para curá-lo. Elias os encontrou e os enviou de volta. Eles enviaram um batalhão com cinquenta guardas, a quem Elias destruiu ao invocar o fogo divino: "Se sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma você e seus cinquenta soldados!" (2 Rs 1.10). Elias, a seguir, foi a Acazias e lhe disse que, por causa de seus pecados, ele não se recuperaria de seus ferimentos. O governante morreu logo depois e foi sucedido por seu irmão, Jorão.

Fonte: "Todos os Personagens da Bíblia de A a Z" / Richard R. Losch - editora Templus, pág. 28 e 29;

Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário