Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 15 de março de 2010

PERSONAGENS BÍBLICOS

ABINADABE

Pouco se sabe sobre Abinadabe, embora tenha desempenhado um papel crítico na história de Israel. Ele morava em Quiriate-Jearim, um vilarejo nas montanhas, a noroeste de Jerusalém. Os filiteus capturavam a arca da aliança em uma batalha, mas depois que a praga caiu sobre eles, voltaram com ela, levando-a até a fronteira em um carro de boi puxado por uma parelha, e abandonaram-na próximo a Quiriate-Jearim.


O povo a trouxe para a cidade e, por não saber o que fazer com ela, buscou conselho de Abinadabe. Ele a levou para sua casa, o que, provavelmente, é um indício de que fosse um sacerdote. Ele cuidou dela, consagrando seu filho Eleazar para guardar a arca. Ela permaneceu sob seus cuidados por vinte anos (1 Sm 6.21 em diante).


Quando Davi comquistou Jerusalém, cidade jebuséia, tornando-a sua capital, ele trouxe a arca de volta. Eles a puseram sobre um carroção novo, e os filhos de Abinadabe, Uzá e Aiô dirigiram o carroção. No caminho, Uzá morreu após ser ferido por Deus porque tocou a arca.


Fonte: "Todos os Personagens da Bíblia de A a Z" / Richard R. Losch - editora Templus, pág. 16;


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário