Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 15 de março de 2010

PERSONAGENS BÍBLICOS

BARAQUE

Os israelitas do século 20 a.C. estavam sob o controle do rei cananeu Jabim, de Hazor, cujos exércitos poderosos e bem equipados eram muito superiores aos soldados judeus, bastante desorganizados. Baraque era um líder tribal nas terras da tribo de Naftali, na região oeste da Galileia. A profetisa Débora desempenhava o papel de juiz nas terras de Efraim, ao sul de Naftali. Ela chamou Baraque para reunir um exército que fosse capaz de enfrentar o de Jabim, comandado pelo temível general Sísera.

Por confiar no relacionamento que Débora tinha com Deus, Baraque recusou-se a fazer isso, a não ser que ela o acompanhasse.

Ela concordou e profetizou que Baraque esmagaria Sísera. Entretanto, ela também profetizou que Baraque, por não ter fé em Deus, não receberia o crédito pela derrota de Sísera, mas que esse crédito iria para uma mulher (Jz 4.9).

As tropas de Sísera foram massacradas e ele fugiu para se esconder na tenda de um amigo, Héber, o queneu. Jael, mulher do queneu Héber, era leal aos israelitas. Quando Sísera adormeceu, ela entrou na tenda e cravou a estaca da tenda em sua têmpora. Quando Baraque encontrou Sísera, Jael entregou-lhe o corpo do general. A profecia de Débora se cumpriu.

As tropas de Sísera foram massacradas, o general morreu, e Jabim perdeu o controle sobre os israelitas. Entretanto, o aclamado herói do dia não foi Baraque, mas Jael, uma mulher.


Fonte: "Todos os Personagens da Bíblia de A a Z" / Richard R. Losch - editora Templus, pág. 72 e 73;


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário