Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 4 de abril de 2010

Jeremias, o Profeta da Esperança (Lições Bíblicas 2º trimestre 2010)


INTRODUÇÃO

Jeremias viveu dias parecidos com os de hoje. A profanação do sagrado, e como muitos hoje, ofereciam debalde o culto ao Senhor.

Jeremias como alguns servos de hoje, clamava por uma oblação pura ao Senhor. A falta de comunhão, o desinteresse pela verdadeira obra de Deus, vem de tempos remotos (Leia Ml 1. 7, 8, 10,11).

A ORIGEM SACERDOTAL DO PROFETA JEREMIAS

Não podemos confundir Hilquias, o pai de Jeremias, com o Hilquias que achou o Livro da Lei no templo de Jerusalém, em 622 a.C (2 Rs 22.8).

Anatote é uma das cidades levíticas (Js 21. 13-18) e afastada uns cinco kilômetros ao nordeste de Jerusalém. Os sacerdotes desta cidade eram parentes de Abiatar, um dos sacerdotes de Davi (1 Sm 22.20-23). Durante o exílio de Judá para a babilônia em 586 a.C Jeremias não agregou à caravana.

A VOCAÇÃO DE JEREMIAS

O relato da vocação de Jeremias se destaca pela sua singeleza e simplicidade. O Senhor mostra que deu a vida a Jeremias, com a finalidade de fazer dele um profeta (Jr 1.5), neste versículo a palavra te consagrei, significa santificar ou separar para uma missão específica, no caso dele, profética.

Quando ele diz que é pesado de língua, é diferente de Moisés. Neste caso, significa que ainda não tem idade adulta, para a vida pública, uma vez que em Israel os anciões e sua experiência eram muito válidas. Os mais jovens ficavam em silêncio na presença dos mais velhos, então Jeremias reivindica autoridade para tanto (Jr 1.6).

"Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR" (Jr 1.8). O Senhor não aceita justificativa, pois ele é soberano. A Missão de Jeremias consistia em pregar juízo contra Israel e seus pecados, como também a mensagem salvífica. A expressão: "Assim diz o Senhor".

Também era conhecida como o oráculo, a forma literária das características dos escritos proféticos. Entendemos que Jeremias profetizou a Israel através de seus escritos, por meio de Baruque.

A POSTURA PROFÉTICA DE JEREMIAS

Jeremias tinha caráter cristão, sabia da sua chamada específica, e não iria se dobrar antes as facilidades do público. Quantos hoje querem os holofotes. Quantas pessoas não mudam de lado, de posição, de caráter, por ofertas materiais, para se tornarem aceitos, notórios e receberem lisonjas e ofertas materiais com facilidades. Quem agrada ao povo e foge da Bíblia, desagrada a Deus. Os omissos também têm culpa e pecam.

Antes rejeitávamos e desprezávamos os modismos neo-pentecostais, as heresias eram sobrepujadas, mas hoje os valores se inverteram. Quem debela tudo isso e fala a verdade da Bíblia, é tido como antagônico e está contra o ministério.

A maioria aderiu ao movimento. Assim como Jeremias estava com a minoria que desprezava a desordem, alguns poucos ainda lutam pela verdade. Que sejamos como Elias e os sete mil que não se dobraram a baal, mas se conservaram defensores da fé.

Ev. Geziel Silva Costa
estaremos postando subsídidos para a lição no

Um comentário:

  1. Olá quero saber se pode me afirmar,existe vida fora da terra extraterrestre.como você me explica ovinis,e o que é a nova Jerusalém que virá dos céus? por favor esse assunto é muito sério para todos os cristãos pois acredito em vida fora da terra porque senão nem mesmo a bíblia relataria sobre o assunto.tenho certeza que existem civilizações superiores as nossas,inclusive Jesus foi um ser de outro planeta para tentar aproximar as nossas civilizações com as desses povos que pouco conhecemos e certamente tem o poder da imortalidade.
    Que O criador no abençõe
    Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

    Por favor me responda alguma coisa fico no aguardo para trocarmos idéis reais e de relativa importãncia á comunidade

    ResponderExcluir