Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

PERSONAGENS BÍBLICOS

BOAZ
Boaz era um fazendeiro de Judá que morava em Belém no século 12 a.C. Era uma judeu fiel e, portanto, obediente às leis que governavam a colheita. A Lei exigia que, quando a colheita fosse realizada, fosse deixado um pedaço da plantação sem colher para que os pobres pudessem se alimentar com isso. Do mesmo modo, para fazer a colheita, só se poderia passar uma vez em cada fileira da plantação. O que não fosse recolhido nessa primeira vez era para ser deixado para que o pobre colhesse.

Quando a viúva Noemi retornou a Judá, saindo de Moabe com sua nora Rute, também viúva, ela estava pobre. Naquela época, uma viúva que não tivesse filhos ou irmãos para cuidar dela dependia totalmente da caridade dos outros - e, na realidade, muitas delas chegavam a morrer de fome.

Noemi enviou Rute ao campo de Boaz para que fizesse a colheita. Quanto Boaz a viu, ficou impressionado com sua beleza e perguntou quem ela era. Ao saber que o marido que ela perdera era seu parente, convidou-a para que comesse com ele. Ele disse a Rute que ela poderia fazer a colheita em seus campos e, em seguida, instruiu seus trabalhadores para que deixassem cevada nos campos, já limpa e pronta para ela levar.

Rute foi procurá-lo e o lembrou que ele, de acordo com a Lei, como era parente mais próximo dela e de Noemi, era responsável por cuidar delas, e que a Lei exigia que ele se casasse com ela (Rt 3.7 em diante). Ao que parece, ele estava mais que disposto a se casar com aquela moça moabita. Rute e Boaz foram os bisavós do rei
Davi.

Fonte: "Todos os Personagens Bíblicos de A a Z" / Richard R. Losch - editora Templus, pág. 85 e 86;


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário