Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

PERSONAGENS BÍBLICOS

ASAFE
Asafe era um dos três músicos principais no tabernáculo de Davi. Ele era levita, portanto da linhagem dos sacerdotes hereditários, embora não se sabia se ele, de fato, era sacerdote. Aparentemente, ele era o ancestral de uma longa linhagem de músicos do templo conhecidos como "filhos de Asafe".

Asafe é mencionado nas linhas de abertura dos salmos 50 e de 73 a 83. Isso quer dizer que ele os escreveu, ou foram escritos no estilo estabelecido por ele, ou ainda foram compostos pela corporação que tinha seu nome. Provavelmente, esse doze salmos pertencem a cada uma dessas categorias.

Quando Davi construiu o tabernáculo e trouxe a arca da aliança para Jerusalém, foi acompanhado pelos músicos Asafe, Hemã e Etã, representantes dos três maiores clãs dos levitas. Eles cantavam e tocavam o címbalo enquanto a arca da aliança entrava na cidade, e desse momento em diante, Asafe tornou-se o chefe dos músicos, cantando e tocando a harpa e os címbalos em cerimônias formais no tabernáculo.

A música de Asafe foi considerada profética (1Cr 25.1-2). Jaaziel, um músico do templo e "levita e descendente de Asafe" (2Cr 20.14), utilizou a canção profética para inspirar Judá a derrotar os edomitas. Ele é chamando de "vidente Asafe" em 2 Crônicas 29.30. A corporação dos "filhos de Asafe" era responsável pela música no templo depois do exílio (Ed 3.10).

Fonte: "Todos os Personagens Bíblicos de A a Z" / Richard R. Losch - editora Templus, pág. 61;


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário