Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 18 de maio de 2010

ABIGAIL

Abigail era bela, encantadora e inteligente, ao passo que seu marido, Nabal, era intratável, egoísta e mal-educado. Ele era um rico fazendeiro que criava ovelhas. Enquanto Davi fugia da fúria paranóica de Saul, Nabal não passava de um comandante militar com um grande séquito de soldados. Saul incentivava o exército de Nabal a atacar os vilarejos ou fazendas para conseguir suprimentos. Davi, por outro lado, dependia das coisas que lhe eram oferecidas voluntariamente (1Sm 25.15).

Durante a estação da tosquia (uma época festiva, quando todos ficavam de bom humor) Davi enviou emissários a Nabal para pedir alimento para seus soldados. Grosseiro e arrogante, Nabal recussou-se a ajudar, apesar de os soldados de Davi, ao contrário do exército de Saul, nunca pegarem nada sem permissão, além de protegerem a fazenda de Nabal contra os soldados de Saul durante a estação de tosquia (1Sm 25.16). Quando ouviu os insultos de Nabal, Davi ficou furioso. Assim, reuniu seus soldados com o objetivo de punir Nabal e pegar o que precisava. Abigail foi ao encontro de Davi no caminho, ofereceu alimentos, desculpou-se pela rudeza de seu marido e pediu a ele considerasse que ela, e não Nabal, era culpada dessa ofensa (1Sm 25.24).

Davi ficou tão impressionado com Abigail que a abençoou e retrocedeu. Ela voltou para casa e contou a Nabal o que acabara de fazer. Ele ficou tão furioso que "sofreu um ataque e ficou paralisado como uma pedra" (provavelmente um ataque apoplético). Dez dias depois, ele morreu. Ao saber da morte de Nabal, Davi enviou uma mensagem a Abigail, pedindo-a em casamento. Ela aceitou prontamente e ficou ao lado dele durante as muitas dificuldades que o rei enfrentou. Ela lhe deu um segundo filho, Quileabe (também chamado Daniel [1Cr 3.1] ou Daluiah [2Sm 3.3; LXX]).
Davi também tinha uma irmã (ou, possivelmente, meia-irmã) chamada Abigail, mencionada apenas na genealogia (1Cr 2.16-17). Ela era mãe de Amasa, comandante do exército de Davi.

Fonte: "Todos os Personagens Bíblicos de A a Z" / Richard R. Losch - editora Templus, pág. 14 e 15;

Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário