Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

UMA ESPERA OTIMISTA

Longanimidade abrange paciência, persistência, firmeza e tolerância. É uma reação ativa à oposição, não uma resignação passiva ao inevitável. Palavra importante tanto no hebraico como no grego, "longanimidade" é um atributo de Deus (Sl 86.15), um fruto do Espírito Santo (Gl 5.22) e uma atitude que todas as mulheres deveriam ter o desejo de refletir em sua vidas (1Co 13.4).

O apóstolo Paulo orou para que os amigos colossenses tivessem paciência, longanimidade e, também, alegria (Cl 1.9-12). Paciência (gr. hupomone, lit. "suportar sob") é carregar um fardo ou aflição e transformá-lo em glória. Essa palavra é usada é usada com mais freqüência para se referir a pessoas. O povo de Deus deve ser paciente com o próximo, principalmente quando enfrenta a adversidade (Rm 5.3-2). A paciência é considerada uma característica do verdadeiro amor (1Co 13.4,7).

"Longanimidade" (gr. makrothumia) é um atributo empregado com mais freqüência em relação a Deus. Sua raiz significa "deixar a ira longe enquanto for ofendido ou injustiçado". Só Deus pode ser totalmente longânimo. Só Ele é "tardio para se irar" (Sl 86.15; Jl 2.13). Os cristãos, porém, podem se tornar longânimos pelo poder do Espírito Santo. Crentes que andam no Espírito desenvolvem uma atitude de longanimidade que circunstância alguma é capaz de destruir e uma paciência que ninguém consegue derrotar (Ef 4.1-3).

Fonte: "A Bíblia da Mulher" / editora SBB e MC - pág. 740;


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário