Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

BARUQUE

Baruque era escriba, e também o escriba do profeta Jeremias. Ele era proveniente de uma família rica e poderosa da Judéia - seu avô fora governador em Jerusalém sob o domínio do rei Josias (2Cr 34.8) e seu irmão, Seraías, o responsável pelo acampamento do rei Jedequias (Jr 51.59). Baruque poderia ter uma importante carreira no serviço público, mas ele a sacrificou para servir Jeremias.

Em 605 a.C., ele registrou todas as profecias de Jeremias, e quando o rei Jeoaquim baniu Jeremias do templo, Baruque leu todas as para à porta do templo (Jr 36.4 em diante). A seguir, ele as leu para Jeoaquim, mas o rei queimou o rolo interior, pedaço a pedaço, à medida que era lido. Jeremias e Baruque, a seguir, reescreveram as profecias e as expandiram (Jr 36.32).

Baruque não escreveu o livro todo de Jeremias, mas estudiosos creditam a ele uma parte relevante dele. O capítulo 45 indica que Jeremias teve compaixão do desânimo de Baruque quando as profecias foram rejeitadas pelo povo de Judá.

Não há registro do que aconteceu a Baruque. A tradição diz que ele foi levado para o Egito, junto com Jeremias, ali morreu. Outra tradição diz que ele morreu na Babilônia. Muitos estudiosos acreditam que Baruque pode muito bem ser o autor de Deuteronômio e, possivelmente, de 1 e 2 Crônicas, embora a tradição antiga atribua esse último livro a Esdras.

Fonte: "Todos os Personagens Bíblicos de A a Z" / Richard R. Losch - editora Templus, pág. 76 e 77;


Pb.Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário