Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

PERSONAGENS BÍBLICOS

ABEL
Abel era o segundo filho de Adão e Eva. Ele é lembrado como um homem honrado e inocente. Era pastor de ovelhas, e seu irmão, Caim, era agricultor. Desde a antiguidade até hoje, pastor é um símbolo de vida pacífica, nobre e bucólica.

De acordo com os relatos de Gênesis, Adão e sua família eram vegetarianos (Deus não deu permissão para que comessem carne até a aliança com Noé), portanto não se associava o pastor nem mesmo com a pratica de abater um animal para alimento. O rebanho de ovelhas servia como fonte de leite e lã para roupas e tendas. Entretanto, há uma inconsistência aqui. O conflito entre Caim e Abel estava centrado no sacrifício, de forma que, presumivelmente, animais já eram sacrificados a Deus (embora alguns intérprete sustentem que foi o ato de Abel que instituiu o sacrifício animal). Abel "trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho", indicando que as ovelhas já haviam sido abatidas e sacrificadas. No entanto, a oferta de Abel agradou a Deus, enquanto a oferta de Caim, do fruto da terra, foi inaceitável.

O livro de Gênesis não explica como eles sabiam se Deus havia aceitado ou rejeitado o sacrifício, e também não fornece nenhuma razão para sua rejeição. Tradições posteriores dizem que Caim ficou manchado com a inveja que sentiu de Abel , ou que ele se recusou a entregar a melhor porção da colheita, guardando-a para si. Quando Deus rejeitou sua oferta, Caim ficou furioso e planejou levar Abel até os campos, onde ele o matou. Não há indicação sobre a forma como o assassinato ocorreu - se de um modo premeditado ou se causado por um acesso de raiva. Alguns intérpretes, em defesa de Caim, dizem que ele, por jamais ter visto a morte, não imaginou que mataria o irmão ao atingi-lo. Como toda essa versão da história é inquestionavelmente alegórica, é improvável que os escritores originais tivessem isso em mente.


A tradição cristã encoraja os homens e as mulheres a não seguir "o caminho de Caim" (Jd 11), mas a imitar o fiel Abel (Hb 11.4). A tradição também faz um paralelo entre Abel e Cristo, o inocente morto pelas mãos de homens maus.

Fonte: "Todos os Personagens da Bíblia de A a Z" / Richard R. Losch - editora Templus, pág. 11 e 12;


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário