Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

MULHERES E SEUS COMPORTAMENTOS SEGUNDO A BÍBLIA


SARA, UMA ESPOSA SUBMISSA

Sara aparece na Bíblia como o modelo divino de perfeição para a mulher casada. Duas características notáveis marcam sua vida: beleza e esterilidade. Devido à sua beleza, até governadores pagãos a desejaram; por outro lado, sua esterilidade causou profundos problemas de humilhação na vida doméstica e, até mesmo, discussões com seu marido. Sem dúvida, Sara tinha beleza, brilho e criatividade, mas a qualidade que a fixou em nossa memória e que a tornou especial foi sua devoção única e inequívoca a seu marido Abraão. Ela não apenas duvidou com ele seus desafios e sofrimentos, como também seu sonhos e bênçãos. Sara não vacilou; permaneceu ao lado dele nas boas escolhas e nas decisões erradas, na adversidade e na bênção, na juventude e na velhice. Ela é um bom exemplo de mulher que amou seu marido incondicionalmente e com tenacidade.

A Bíblia dedica a Sara mais espaço do que a qualquer outra mulher. Um capítulo inteiro fala sobre sua morte e sepultamento (Gn 23). Tanto seu marido como seu filho choraram profundamente quando ela morreu (Gn 23.2; 24.67).

Duas citações do Novo Testamento louvam Sara (1Pe 3.6; Hb 11.11), também é mencionada em Romanos (Rm 4.19; 9.9); é usada para ilustrar a diferença entre escravidão e liberdade (Gl 4.21-31). è descrita como uma "santa mulher" do passado, porque confiou em seu marido, cooperando com ele de boa vontade. Pela narrativa bíblica, podemos concluir que ela era mulher de vontade forte; mesmo assim, escolheu submeter-se a Abraão, atitude recomendada por Deus. Ela foi constantemente identificada como a esposa de Abraão, reforçando o fato de que Deus vê o casal como uma só carne. Aos dois foi requerido que cressem que Deus lhes daria um filho.

Sara é a única esposa mencionada entre os heróis da fé (Hb 11.11). Sua experiência como mãe oscila de sentimentos de ceticismo, embaraço, inveja e crítica cruel para um sentimento de intensa alegria e êxtase. Mesmo que Sara tenha caído em pecado, Deus manteve fielmente a promessa de que ela seria "mãe de muitas nações" (Gn 17.16).

Talvez, mais do que qualquer outra mulher da Bíblia, Sara ensine com eu exemplo duas características da mulher que vive de acordo com a vontade Deus: submissão humilde ao marido no casamento e compromisso intenso ao cuidar da próxima geração.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário