Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 18 de setembro de 2010

MULHERES E SEUS COMPORTAMENTOS SEGUNDO A BÍBLIA


JOQUEBEDE:
UMA MÃE DESEMBARAÇADA

Moisés apresenta sua mãe como "filha de Levi" (Êx 2.1). À medida que anotava a história de sua nação, teve o cuidado de identificar sua herança familiar. O marido de Joquebede foi colocado como que em um intervalo de gerações da família, mas tarde rotulada como "sacerdotal", porém, até a época da vida de Arão e de Joquebede, o nome de Levi era identificado com violência e vingança (veja Gn 34.25-31; 49.5-7).

O pensamento hebraico frequentemente equipara riqueza a filhos e filhas, herança prometida por Deus a Abraão (Gn 12.2). Repare na iniciativa dessa mãe. Ela "concebeu... deu à luz a um filho... vendo que era formoso... tomou um cesto... pondo nele o menino" (Êx 2.2-3). Essas ações denotam um mulher de fé, corajosa e com objetivos claros. Sua motivação e seus resultados são esclarecidos pelo autor de Hebreus (veja Hb 11.23-27). Ela contornou a lei que mandava que matasse seu bebê: colocando-o o rio Nilo, cumpriu a lei (Êx 1.22); cercando de proteção, inclusive colocando sua irmã para vigiá-lo, demonstrou fé (Êx 2.3-4).

As mentes ocidentais não conseguem compreender as tática aterrorizantes dos Faraós antigos. Idólatras e corruptos, não sentiam nada além de desprezo por Javé, o Deus dos israelitas, suas vítimas sociais escravizadas. Ódio, hostilidade e trabalho duro eram fatos da vida. Mesmo assim, uma mulher cuidadosa, mãe desembaraçada e de iniciativa, elevou-se acima da maldade que a cercava. Deus viu seu coração, ouviu suas orações e interveio em seu benefício. Sua fama perdura através de seu destacado filho (Nm 26.59). Deus honrou seu firme propósito usando um de seus filhos para libertar os hebreus da escravidão do Egito e escolhendo seu outro filho, Arão, para ser sumo sacerdote. Sua filha Miriã tornou-se líder das mulheres hebréias, e toda a família da tribo de Joquebede foi escolhida por Deus para liderar os rituais do culto.

Joquebede serve de modelo para as mulheres de hoje em dia com sua contagiante coragem para temer a Deus em vez de aos homens, e com uma fé firme nas promessas e na providência divinas. O autor de Hebreus registra que Moisés "abandonou o Egito, não ficando amedrontados com a cólera do rei" (Hb 11.27), e que seus pais antes dele não "ficaram amedrontados pelo decreto do rei" (Hb 11.23). O importante não é a quantidade de resultados, mas o que você faz para atingir os desafios e responsabilidades postos diante você. Joquebede levou seu papel de mãe muito sério, criou seus filhos no Senhor com dedicação consciente. Com certeza, foi a maior influência diante de Deus na preparação desses filhos para a grande tarefa que o Senhor tinha para cada um na liderança e libertação do seu povo da escravidão.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário