Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PERSONAGENS BÍBLICOS

ABIMELEQUE, O FILHO DE GIDEÃO

Assim que Gideão morreu, sua tribo voltou-se para a adoração dos baalins, os deuses pagãos da natureza. Ele deixou 71 filhos, a maioria dos quais reivindicou seu lugar como governante da tribo de Manassés. Um deles, Abimeleque, era filho de uma concubina Cananéia de Siquém (Jz 8.31).

Em Siquém, Abimeleque recrutou a ajuda dos parentes de sua mãe, os quais convenceram os sacerdotes dos baalins a lhe dar uma generosa doação tirada do templo de Baal-Berite. Com o dinheiro, ele contratou um batalhão de mercenários para reforçar o exército que formara com o povo de Siquém, que o apoiava. Em seguida, foram para Ofra, onde mataram 69 dos meio-irmãos de Abimeleque. O mais jovem, Jotão, escapou porque se escondeu.

A multidão, a seguir, proclamou Abimeleue rei de todas as tribos de Israel. Jotão, do topo do monte Gerizim, exortou-os com belas palavras para que retornassem a Deus e rejeitassem Abimeleque, mas quando a multidão ficou hostil, Jotão fugiu para Beer, onde ficou morando (Jz 9.7 em diante).

Abimeleque governou por três anos. Entretanto, ele não é contado entre os reis de Israel, pois não foi ungido, não afirmouser fiel a Deus e sua reivindicação ao trono estava em franca oposição ao sistema de governo de Israel na época, formado por profetas e juízes das tribos de Israel. Ele era um governante despótico e tirano, e lgo perdeu o apoio daqueles que o aclamaram rei.

A rebelião em Siquém o levou a atacar e destruir completamente a cidade, chegando a espalhar sal nos campos para que nada pudesse ser cultivado ali (Jz 9.39 em diante). Os sobreviventes fugiram para "fortaleza do templo de El-Berite"; ao tomar conhecimento desse fato, Abimeleque ateou fogo à fortaleza, matando todos que ali estavam. Em seguida, atacou Tebes. Durante o cerco da cidade, uma mulher jogou uma pedra de moinho na cabeça de Abimeleque, ferindo-o gravemente. Ele ordenou que seu escudeiro o matasse para que não dissessem que foi morto por uma mulher (Jz 9.54). Assim que ele morreu, sua tropa abandonou a batalha e retornou para casa.

Apesar da afirmação de que ele governou Israel (Jz 9.22), seu poder, provavelmente, não se estendeu muito além das redondezas de Siquém. Abimeleque é lembrado basicamente como um exemplo de guerreiro insignificante com sonhos gloriosos e como um alerta para aqueles que se desviam de Deus.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário