Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PERSONAGENS BÍBLICOS

ABIMELEQUE, O REI DE GERAR

O livro de Gênesis
apresenta dois relatos de um incidente com o rei Abimeleque. Eles são tão semelhantes que os estudiosos acreditam se tratar de duas versões do mesmo evento. Há, na realidade, três versões da mesma história, e apenas na terceira versão o rei é o faraó do Egito.

A história fala sobre um patriarca que mente ao
rei sobre a esposa, dizendo que é sua irmã, para que esse rei, atraído pela beleza da mulher, não o mate pra tê-la. Duas dessas histórias dizem a respeito de Abraão - a primeira com faraó (Gn 12.10 em diante) e a segunda com Abimeleque (Gn 20).

A terceira história relata um evento similar com o filho de Abraão,
Isaque (Gn 26) e Abimeleque, identificado como o rei dos filisteus (Gn 26.1). Entretanto, a cronologia desses eventos não se ajusta. Os filisteus eram um povo de Creta, os egeus que invadiram a Palestina no século 12, período do bem posterior à época de Isaque.

Abimeleque era rei cananeu (fenício) de Gerar. Pouco se sabe sobre ele, exceto que, conforme os dois relatos de Gênesis, há um disputa sobre poços entre o patriarca e Abimeleque que, apesar do início difícil, parece culminar com um tratado e relações amistosas.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário