Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

TRADIÇÕES: PRESERVANDO SUA HERANÇA


Muitas culturas praticam tradições para comemorar e para preservar uma parte importante da história (Êx 12.1-28). A própria Bíblia é fonte de muitas tradições. Uma delas refere-se ao conceito de aliança de Deus com seu povo para protegê-lo e sustentá-lo (Êx 31.12-13; Dt 6.2-13).

Uma parte considerável da Lei está relacionada a costumes ou tradições pessoais, familiares e sociais (Dt 6.8, por exemplo, uma referência aos filactérios, ou seja, pequenos recipientes que guardam as Escrituras e que são usados junto ao corpo pelos judeus). Samuel, o profeta do Antigo Testamento, conclamou os israelitas a colocarem de lado seus falsos deuses e a servirem somente ao Senhor Deus. O povo deu ouvidos a ele e, esperando um ataque dos filisteus, pediu que Samuel orasse para que Deus os protegesse. Para louvar pela provisão divina, eles determinaram uma tradição em homenagem à proteção de Deus contra um ataque inimigo. Samuel chamou uma pedra "Ebenezer", lit. "a pedra do auxílio", lembrando aos israelitas daquele tempo e das gerações futuras aquilo que Deus havia feito por seu povo depois que eles se arrependeram e se voltaram para ele (1Sm 7.1-13).

Todo calendário litúrgico, que varia de uma denominação para outra - com seus dias santos, comemorações na época do Advento, no Natal, no Dia de Reis, na Quaresma, na Páscoa e no Pentecostes - representa uma sequência de tradições estabelecidas pela Igreja Primitiva com um meio de relacionar a fé em Deus à vida e às atividades diárias. É claro que muitas famílias, comunidades e Igrejas desenvolveram sua próprias tradições ao longo do tempo para comemorar acontecimentos especiais, como aniversários de instituições e de pessoas. As Escrituras não dizem nada contra tais tradições - desde que elas não desviem a atenção do relacionamento de aliança que o Senhor busca manter com seu povo.

As tradições oferecem maneiras de lembrar-nos quem Deus é e para onde ele está nos conduzindo (Lc 22.14-20). São parte integral da fé judaico-cristã, e, quando as mantemos, nos aproximamos de compreender melhor o que Deus tem feito por nós e deseja realizar por nosso intermédio (Dt 27.1-8).


Pb. Donzeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário