Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Usos e Costumes do Tempos Bíblicos

pecadora Mulheres

O papel da mulher sempre pareceu ser de submissão ao homem. Ela se mantinha fora da vista quando havia visitantes (Gn 18.9), servia primeiro aos homens da família antes de sentar-se à mesa, ia buscar água, costurava e cozinhava para a família, a andava a pé enquanto os homens montavam. Mesmo quando Ló e a mulher estavam fugindo apressadamente de Sodoma, ela caminhou atrás dele (Gn 19.26). Se José tivesse tomado a posição que lhe foi atribuída por muitos artistas, andando ao lado do jumento que levava Maria, teria sido objeto de riso dos seus contemporâneos. Isso reflete claramente nos escritos de Paulo onde “o homem (é) o cabeça da mulher” (1 Co 11.3). Paulo dá razões teológicas para isso. Ele diz a Timóteo que o homem foi criado primeiro, mas que a mulher foi tentada primeiro a desobedecer à lei de Deus (1 Tm 2.13,14).

O papel tradicional não significava que a mulher não fosse amada ou desrespeitada ao cumprir o seu papel (Pv 31). Só ela podia ter filhos e esse aspecto da família era tão importante que se fosse infiel ao marido e à família, o castigo era a pena de morte (Lv 20.10). Mas quando o marido era infiel à com uma moça solteira, esta passava a ser um membro da família (Dt 22.13; compare o v.22 com os vv.28 e 29).

A maternidade tinha tamanha importância que a posição da mulher era literalmente salva ao dar à luz uma criança (1 Tm 2.15). A mulher, junto com o marido, era considerada uma representante de Deus para ensinar as suas leis (Ex 20.12; Dt 6.7). Isso devia progredir até um plano de igualdade.

Nos dias do Novo Testamento, as mulheres eram ensinadas a submeter-se aos maridos, mas o amor que esses deviam mostrar pelas esposas (Ef 5.25) era em si mesmo uma espécie de submissão (v.21). (Isso é verdade, porque quando amamos alguém, nos submetemos ao que ele ou ela deseja, colocando positivamente o outro em primeiro lugar.) Era possível para o homem ter mais de uma esposa (Dt 22.28,29), mas uma só mulher parece ter sido o ideal. Os rabinos notaram que Deus produzira apenas uma mulher para Adão e Paulo esperava que os líderes da igreja de sua época se conformassem a esse padrão (1 Tm 3.2). A unidade familiar em si era o ponto-chave.

Pb. Donizeti (Um Servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário