Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

CASAMENTO – PRINCÍPIOS DE DEUS

O casamento é o casamento1relacionamento mais antigo do mundo, estabelecido por um criador soberano no jardim do Éden. Nesse cenário belo e perfeito, Deus organizou o lar, designando posições e definindo responsabilidades para Adão e Eva.

Adão seria o provedor (“para cultivar” o jardim), o protetor (“para guardar” o jardim) e o líder (“O Senhor Deus lhe deu esta ordem”). Sua ocupação era cuidar do jardim e do que havia nele (Gn 2.15-17). Isso exigia o tipo de liderança de servo praticada por Jesus (veja Ef 5.21-33). Não há, certamente, espaço para o abuso nem para a tirania contra a esposa por parte do marido, nem opção para a recusa voluntariosa da mulher pela liderança do marido.

As responsabilidades da mulher são varias: ela devia ser uma “auxiliadora” (Gn 2.18), uma consoladora (Gn 24.67) e uma encorajadora (Pv 31.12,26). Eva era parceira de Adão para executar o propósito divino de multiplicar e de encher a terra (Gn 1.28). Ela devia ser sua companheira terrena mais íntima, aliviando sua solidão (Gn 2.18).

Quando o pecado entrou no mundo, o caos instalou-se. O plano de Deus permanecia o mesmo, mas foi deturpado pelas escolhas pecaminosas de Adão, e Eva e de seus descendentes. Deus permitiu que Adão e Eva escolhessem pecar, mas não que escolhessem as consequências do pecado. O medo tomou conta deles; temeram enfrentar a Deus por causa da sua desobediência (Gn 3.10). Foram expulsos de seu lar idílico com esta previsão: o trabalho de Adão se tornaria difícil, porque seria obrigado a lutar com cardos e abrolhos (Gn 3.17-18), e Eva sofreria ao dar à luz (Gn 3.16). Adão, Eva e sua posteridade teriam combates espirituais até o fim dos tempos.

Apesar do fracasso de Adão e Eva, o princípios de Deus para o casamento permaneceram os mesmos – segundo os papéis designados por Deus, os maridos devem usar sua autoridade, dada por Deus, para prover, proteger e amar (Gn 2.15-17; Ef 5.25), e as mulheres devem ajudar seus respectivos maridos e submeter-se à sua liderança, dirigida pro Deus (Gn 2.18; Ef 5.23-24). Os maridos e mulheres podem ignorar o plano de Deus para o lar, mas, quando um princípio espiritual é violado, o resultado é a divisão. Eles podem buscar redefinir o plano de Deus conforme seus desejos e circunstâncias pessoais, mas, em última análise, a sabedoria humana não pode competir com a do Deus onisciente. Não haverá unidade, contentamento, nem paz – só uma casa dividida – num casamento que desafia os princípios de Deus. Maridos e esposas conformarem à liderança de servos e à submissão, a exemplo de Cristo.

Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor.

    Que o Senhor seja contigo.

    Que bom, o irmão louva com trompete?

    O irmão é de onde?

    Fica com Deus

    ResponderExcluir