Pesquisar no Blog do J.A.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

O Espírito Santo

Segundo o Dicionário Bíblico Ebenezer:

Espírito

1) A parte não-material, racional e inteligente do ser humano.
Gn 45:27- “Quando, porém, eles lhe contaram todas as palavras que José lhes falara, e vendo Jacó, seu pai, os carros que José enviara para levá-lo, reanimou-se-lhe o espírito;”
Rm 8:16 - “O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”

2) A essência da natureza divina.
Jo 4:24 - “Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”

3) Ser não-material maligno que prejudica as pessoas.
Mt 12:45 - “Então vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entretanto, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro. Assim há de acontecer também a esta geração perversa.”

4) Ser não-material bondoso que ajuda as pessoas.
Hb 1:14 - "Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?”

5) Princípio que norteia as pessoas.
2 Co 4:13 - "Ora, temos o mesmo espírito de fé, conforme está escrito: Cri, por isso falei; também nós cremos, por isso também falamos,”
Ef 1:17 - "para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele;”

6) Espírito Santo.
Gl 3:5 - "Aquele pois que vos dá o Espírito, e que opera milagres entre vós, acaso o faz pelas obras da lei, ou pelo ouvir com fé?”


Espírito Santo

1) O Espírito Santo é Deus, a terceira Pessoa da Trindade. O Espírito Santo é uma pessoa, não uma força ou um campo de energia. Ele consola, repreende, convence, guia, ensina e se entristece. Ele não é o Pai, nem o Filho, Jesus Cristo.

2) Ele aplica na vida das pessoas as bênçãos da salvação.
Jo 7:38-39 - "Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.”

3) Como Auxiliador,
Jo 16:7 - "Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que eu vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se eu for, vo-lo enviarei.”

4) Ele dá nova vida,
Gl 6:8 - "Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.”

5) Convence,
Jo 16:8-11 - "E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.”

6) Dá força,
Rm 8:26-27 - " Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.”

7) Distribui dons,
1 Co 12:1-11 - "Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós sabeis que, quando éreis gentios, vos desviáveis para os ídolos mudos, conforme éreis levados. Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.”

8) Produz virtudes.
Gl 5:22-26 - “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.”


O Espírito Santos nas Religiões e Crenças:

Cristianismo: O Espírito Santo é Deus, a terceira Pessoa da Trindade. O Espírito Santo é uma pessoa, não uma força ou um campo de energia. Ele consola, repreende, convence, guia, ensina e se entristece. Ele não é o Pai, nem o Filho, Jesus Cristo.

Islamismo: O Alcorão se refere o Jesus como o Espírito de Deus. Os eruditos muçulmanos vêem o anjo Gabriel como o Espírito Santo.

Fé Mundial Bahaí: O Espírito Santo é a energia divina de Deus que concede poder a cada manifestação. O Espírito da Verdade refere-se a Bahá'u'lla'h.

Budismo: O Espírito Santo não faz parte desta crença.

Hinduísmo: O Espírito Santo não faz parte desta crença.

Judaísmo: Alguns judeus crêem que o Espírito Santo é um outro nome para a atividade de Deus na terra. Outros dizem que é o amor de Deus.

Cientologia: Espírito Santo não é mencionado.

Ordem Rosa Cruz: Embora retenha a individualidade duramente conquistada através de suas jornadas incalculáveis repetidas encarnações, o aspecto do Espírito Santo da unidade trina depois da ocupação do veículo Jesus difundiu-se através do planeta.

Mormonismo: É um Deus separado do Pai e do Filho. O Espírito Santo é uma substância líquida pela qual o pai exerce sua influência.

Testemunhas de Jeová: É a força ativa invisível de Jeová. Não é pessoal.

Adventista do 7º dia: É uma pessoa divina.

Espiritismo: O Espírito Santo é uma falange de espíritos. Cita Jo 14.16,26; 15.26 para apoiar a doutrina de que o Espiritismo cumpriu a promessa de Jesus, que disse que enviaria o Consolador.

Legião da Boa Vontade: Dizem que é um conjunto dos espíritos: puros, superiores, bons, a falange sagrada. Negam a personalidade e a divindade do Espírito Santo.

Hare-Krishna: O Espírito Santo não é mencionado.

Meditação Transcendental: Espírito Santo não é mencionado.

Igreja da Unificação: O Espírito Santo é um espírito feminino que trabalha com Jesus no mundo dos espíritos, a fim de dirigir as pessoas a Sun Myung Moon.

Pentecostais Unicistas: O Espírito Santo é o próprio Jesus.

Igreja Voz da Verdade: Jesus manifestou-se como o Espírito e continua a se manifestar assim, porque a sua missão neste mundo é resgatar o nosso espírito do nosso corpo mortal.

Igreja Local de Witness Lee: Jesus manifestou-se como o Espírito e continua a se manifestar. Cada um deles é um passo ou estágio sucessivo na revelação de Deus aos homens.

Movimento Nova Era: Algumas vezes é uma força psíquica. O homem é divino e pode experimentar fenômenos psíquicos tais como contatar a seres sobrenaturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário