Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 5 de junho de 2011

PERSONAGENS BÍBLICOS

ADONIRÃO

Adonirão era um alto oficial que serviu a três reis: Davi, Salomão e Roboão. Embora o rei Salomão fosse conhecido por sua sabedoria, ele cometeu alguns erros colossais em seu reinado. Um deles foi o trabalho forçado de 30 mil judeus para que fossem construídos o templo e seu palácio (2Sm 20.24).

Esses homens formavam um grupo de trabalho forçado, mas, na verdade, não passavam de escravos. Eles foram divididos em três turnos, revezando suas tarefas: trabalhavam um mês nas florestas do Líbano e, em seguida, dois meses em Israel (1Rs 5.13-14).


Adonirão foi o homem responsável por reunir o pessoal supervisionar o trabalho forçado. Ele já executara algumas tarefas sob o comando de Davi, mas, nessa época, recebeu permissão para escravizar apenas quem não era israelita. Salomão ordenou que usasse seu próprio povo, os judeus. Assim, por causa dessa tarefa, Adonirão era odiado pelo povo.


Depois da morte de Salomão, Adonirão serviu Roboão, o filho do rei, que era tolo e ordenou o aumento do trabalho forçado. Adonirão foi apedrejado em uma revolta popular das tribos do norte (1Rs 12.18-19).
Essa revolta, por fim, levou à divisão da monarquia em dois reinos: Judá, no sul, sob o comando de Roboão, e Israel, no norte, sob o comando de Jeroboão, um pagão rebelde. Jeroboão foi quem substituiu Adonirão como comandante da força de trabalho forçado.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário