Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 11 de junho de 2011

PERSONAGENS BÍBLICOS

AGAGUE

Agague foi o rei amalequita que Saul derrotou. "Agague"
não era o nome de uma pessoa, mas um título dos príncipes amalequitas. O nome do rei derrotado por Saul é desconhecido.

Quando os escravos hebreus escaparam do Egito, os amalequitas os emboscaram no deserto do Sinai. Esse descendentes de Esaú eram uma tribo nômade, bastante violenta, que vagava pelos desertos de Neguebe ao Sinai. O profeta
Samuel disse a Saul que Deus o ordenava a punir os "amalequitas pelo que fizeram a Israel, atacando-o quando saía do Egito". O Senhor lhe disse para atacar os amalequitas e destruir "tudo o que lhes pertence. Não os poupem; mantém homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, bois, ovelhas, camelos e jumento" (1Sm 15.2-3).

O exército de Saul massacrou os amalequitas, mas ele poupou Agague e não destruiu os animais saudáveis. A seguir, foi para Gilgal para construir um monumento em sua honra. Quando Deus disse a Samuel que Saul lhe desobedecera, o profeta foi imediatamente a Gilgal e confrontou Saul. Ele disse ao rei que, por ter rejeitado a ordem de Deus, o Senhor o rejeitaria como rei de Israel.


Depois, Samuel pediu que Agague fosse apresentado diante dele e disse: "Assim como a sua espada deixo mulheres sem filhos, também sua mãe, entre as mulheres, ficará sem o seu filho" (1Sm 15.33). E seguida, matou Agague. Samuel deixou Gilgal e jamais viu Saul de novo. Desse momento em diante, Saul começou a sofrer de uma depressão cada vez mais séria, chegando às raias da loucura.




Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário