Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 4 de junho de 2011

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS

OS HABITANTES DAS AREIAS


Abraão deixou a cidade de Ur, na Caldéia, e se tornou um "habitantes das areias" pela fé, crendo que Deus daria no futuro uma terra permanente aos seus descendentes (Hb 11.9). O estilo de vida do moderno beduíno é semelhante ao de Abraão; ele nunca foi completamente abandonado. A festa judaica de Sucote (Tabernáculos) é um lembrete constante do passado de Israel e a de Pessach (Páscoa) tornou-se também uma festa das tendas, quando milhares de pessoas viajavam para Jerusalém.

A vida de Israel em tendas parece sempre aproximar-se de um ideal e se tornou uma metáfora importante. Quando os profetas chamavam um povo materialista de volta a Deus, eles o faziam lembrar-se do tempo passado no deserto e em movimento - "Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim" (Is 46.9).

Quando João fala sobre Jesus, dizendo que o Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.14), a palavra que ele usa é "viveu numa tenda" ou "acampou" entre nós, para enfatizar a natureza temporária dos seus dias na terra. Paulo usa a mesma natureza temporária da tenda para descrever aos nossas vidas (2Co 5.1,4).


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário