Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Entendimento Espiritual

O entendimento da Palavra de Deus vem através da iluminação (revelação). Há outra palavra grega para “palavra” – rhema, ou “palavra falada”. Isto se refere à natureza espiritual das Escrituras.

A Palavra de Deus não é uma mera coletânea de palavras de aparência religiosa. Ela é inspirada pelo Espírito, viva, poderosa, e espiritual. “Porque a Palavra de Deus é viva e poderosa, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, penetrando até mesmo à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. (Hb 4.12)

Devido à natureza espiritual da Bíblia, o Espírito Santo usa as Escrituras para “falar” conosco – Espírito a espírito!

À medida que estamos lendo ou estudando a Bíblia, as Escrituras podem subitamente ser vivificadas ao nosso entendimento. É como se Deus pelo Seu Espírito estivesse falando diretamente conosco pela Sua Palavra sobre algo específico que tem a ver conosco.

Deus falando conosco através das Escrituras deveria ser comum entre cristãos nascidos de novo, porque eles são espirituais e as Escrituras são inspiradas espiritualmente (2 Tm 3.16). Os teólogos gostam de dizer que o Espírito Santo “ilumina” as Escrituras para nos dar um entendimento que não é simplesmente intelectual, mas espiritual. Isto se transforma numa revelação pessoal da verdade a nós, e freqüentemente é algo que transforma as nossas vidas. Um homem natural (alguém que não é nascido de novo) é incapaz de receber este entendimento espiritual (1 Co 2.13-15).

Durante estes tempos devocionais na Palavra, a Palavra Rhema se torna em algo que transforma as nossas vidas. Não há dúvida nenhuma de que Deus lhe mostrou algo profundo e pessoal – somente a você. Você percebe que Deus está lhe revelando uma verdade impactante à sua vida através das Escrituras. Lembre-se: Você não deve adquirir conhecimento somente.

Você também deve adquirir entendimento (Pv 4.7).

É importante responder de uma maneira apropriada ao entendimento que você receber. Isto talvez signifique que você deveria arrepender-se, perdoar alguém, mudar um hábito ou comportamento, receber novamente o amor de Deus, ou muitas outras respostas.

Decida-se a querer mais do que um mero conhecimento (logos) da Palavra de Deus. Sensibilize o seu coração, e ore e busque revelação e entendimento (rhema).

Fonte: Revista Atos, Volume 24 – nº 1 de 2010, pág. 42

Nenhum comentário:

Postar um comentário