Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O FRACASSO DO INDIVIDUALISMO

“Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.”

Pv 15.22

Somos, por natureza, orgulhosos e individualistas. Buscamos sempre ser autossuficientes. Desde tenra idade, essas inclinações são evidentes, embora em níveis menores. Nossos primeiros pais, Adão e Eva, caíram na tentação de serem “iguais a Deus” (Gn 3). A Bíblia, contudo, nos convida a virar as costas para essa terrível faceta de nossa natureza caída. Precisamos entender que dependemos de Deus e uns dos outros. “Aconselhai-vos” (Cl 3.16), instrui o apóstolo Paulo.

Muitas vezes erramos porque não queremos dar ouvidos a conselhos. Rejeitamos a voz de Deus, dos pais, dos amigos e dos mais experientes. Acreditamos que nossa inteligência e sentimentos nos bastam. Mas nos enganamos. “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Pv 14.12). Acerte mais. Ouça o que a Bíblia diz. Em cada projeto que você for realizar, cerque-se de pessoas capazes e consagradas a Deus que lhe ajudarão a encontrar mais rapidamente o caminho do sucesso.

Ore

Senhor, sei que todo projeto individual tende a ser fracassado. Guia-me, pois, em caminhos retos e coloca em minha vida pessoas que me auxiliarão a ter êxito em meus planos. Em Jesus.

Pense

Muitas vezes erramos porque não queremos dar ouvidos a conselhos.

Conselhos Bíblicos