Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Quando começou o tempo da graça?

Pergunta:

“Eu gostaria de saber quando começou o tempo da graça. Foi por ocasião do nascimento de Jesus ou no dia de Pentecostes?”

Resposta:

Na verdade, o tempo da graça teve seu início em três etapas:

- Quando Jesus Cristo derramou Seu sangue na cruz do Calvário e disse “Está consumado!” foi estabelecida a base para nossa salvação. Se Jesus não tivesse entregado a Si mesmo pelos nossos pecados (Gl 1.4), estaríamos perdidos por toda a eternidade, pois somente o sangue de Jesus pode nos purificar dos pecados (Ef 1.7; Cl 1.14).

- O sangue de Jesus, porém, teria sido derramado em vão, sem eficácia alguma, se Deus o Pai não O tivesse ressuscitado dentre os mortos. Paulo escreve isso em 1 Coríntios 14. Primeiro ele explica, em relação à sua pregação e aos crentes em Corinto: “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé” (v.14). E no versículo 17 ele diz aos coríntios – e também a nós –  de maneira bem concreta o que significaria Cristo não ter ressuscitado: “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados”. Pois Jesus “foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação” (Rm 4.25). Por essa razão podemos afirmar ousadamente: “Quem os condenará? é Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós” (Rm 8.34). Mas isso não é tudo! Temos também a esperança viva de que seremos igualmente ressuscitados para estarmos para sempre com Jesus: “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita” (Rm 8.11).

- A terceira etapa foi o derramamento do Espírito Santo em Pentecostes. Através desse grandioso acontecimento as comportas do céu se abriram. A salvação havia acontecido, Deus havia aceito o sacrifício de Seu Filho e o tinha legitimado através da ressureição, e agora o Evangelho da graça começava a ser levado de maneira maravilhosa e miraculosa a uma multidão admirada de pessoas de todos os povos! Começava a era da graça, que é a era da Igreja de Jesus. O Consolador prometido por Jesus (Jo 14.16-17) havia chegado e começava Sua maravilhosa obra na terra. Assim, como salvos, passamos a fazer parte do corpo de Cristo, da família de Deus, da categoria de privilegiados que podem testemunhar: “Nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente” (1 Co 2.12).

Por Elsbeth Vetsch

Nenhum comentário:

Postar um comentário