Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Povos não alcançados - Os Khmer

Um povo sem esperança

Genocídio e séculos de dominação estrangeira, deixam o Khmer devastado.

Eles são chamados "campos de matança", porque cerca de Quatro Milhões de pessoas, a maioria das quais khmers, foram mortas nos anos setenta. Se os Estados Unidos experimentassem a mesma taxa de genocídio, morreriam 70 milhões de americanos. Outrora, os khmers viviam em pequenas aldeias, onde levavam vida sossegada, até que a guerra do Vietnam chegou ao Camboja.

O Khmer Vermelho

Em 1975 o Khmer Vermelho assumiu o poder, sob a liderança de Pol Pot. Diversos fatores contribuíram para que isto acontecesse: instabilidade gerada pela guerra do Vietnam; um golpe patrocinado pelos americanos, que gerou um governo anticomunista corrupto; pesados bombardeios americanos; uma invasão de oponentes vietnamitas e norte americanas. O Camboja caiu  como um fruto maduro nas mãos do Khmer Vermelho. Durante a ditadura de Pol Pot, o Camboja foi completamente devastado.  Os habitantes das cidades foram forçados a prestar trabalho escravo nas fazendas de arroz, e num esforço para livrar o país da influência ocidental, surgiu uma campanha na qual a maioria dos intelectuais foi morta. Os que tinham melhor nível de educação, ou falavam um idioma estrangeiro, ou mesmo usavam óculos, foram mortos. Muitos campos se transformaram em sepulturas coletivas para milhões de mortos. Ainda se encontram muitas ossadas humanas perto de centros populosos. Em 1979 o Vietnam invadiu o Camboja, forçando o Khmer Vermelho a exilar-se. Desde então, várias facções lutam pelo controle do país, sob o olhar vigilante das Nações Unidas. Milhares ainda vivem em campos de refugiados na fronteira com a Tailândia.

Uma cultura rica

O Khmer teve seu início quando o povo migrou da Índia para o Camboja, no século primeiro. O Reino de Angkor teve seu apogeu no século XII, simbolizado pelo famoso templo Hindu de Angkor Wat.

Domínio estrangeiro

O Império Angkor caiu em 1432. Durante os 400 anos que se seguiram o Khmer sofreu sob a agressão tailandesa e vietnamita. Durante esse tempo o território do Khmer foi pulverizado. Tanto os tailandeses quanto os vietnamitas tentaram absorver o Khmer e destruir sua identidade cultural. No século XIX o Camboja tornou-se colônia francesa e foi ocupado pelos japoneses na segunda guerra mundial. Finalmente conquistou sua independência em 1954.

Ressurgimento Budista

O Khmer adotou o Budismo Theravada a partir da conquista dos tailandeses, no século XV. O Budismo deles tem sido muito influenciado pelo animismo e hinduísmo. O Budismo adota uma visão fatalista. São resignados a qualquer coisa que lhes aconteça e ao mesmo tempo buscam obter méritos. Durante os anos de terrorismo do Khmer Vermelho, 80 a 100 mil monges budistas foram executados no Camboja. Os Khmers também acreditam em entidades espirituais que chamam neak taa Crêem que esses espíritos provocam doenças, seca e outros problemas. Por todo o país se encontram santuários para os espíritos, e ofertas e sacrifícios são oferecidos para apaziguá-los. Mil anos atrás os reis do Khmer dedicaram seu povo à divindade Hindu Naga, uma serpente de cinco cabeças, associada a Siva, deus da destruição. Ainda se oculta um espírito de destruição no meio deste povo.

Cristianismo

O Cristianismo chegou ao Khmer através de um missionário católico português em 1555. Os primeiros missionários evangélicos chegaram em 1923. Entre 1970 e 1975 houve uma grande abertura no Khmer e foram realizadas grandes cruzadas evangelísticas em 1972 e 1973. O crescimento anual da igreja neste período foi de 300%. Entretanto a maioria dos 9.000 cristãos fugiu do país, ou foram mortos pelo Khmer Vermelho. Há notícias de que ainda surgem muitas indagações sobre Jesus Cristo entre os ocidentais do Camboja e Tailândia. O tempo dos Khmers aceitarem o evangelho é agora, enquanto muitos estão buscando respostas. Suas desilusões só podem ser transformadas em esperança, se forem adotados pela família de Deus.

"Também vos digo que, se dois ou três de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus". ( Mt 18.19.)

Junte-se a nós, em oração pelos KHMER

- Pela sua cura física e espiritual e pela redução da grande pobreza material.

- Pela cura da pobreza espiritual, para que possa nascer uma igreja viva e próspera.

- Para que se possa concluir a distribuição da nova Bíblia Khmer.

- Para que desapareça o Khmer Vermelho.

- Para que mais cristãos possam ter oportunidade de pregar aos Khmers.

- Para que organizações cristãs de socorro possam ajudar a reconstruir o país.

- Para que milhões de minas terrestres possam ser removidas e cesse a morte e a mutilação de centenas de pessoas todas as semanas.

Dados Estatísticos

Alfabetização: 60% a 70%

Alimentação: Arroz, peixe e frutas

Artes: ***

Estrutura Familiar: ***

Fonte de Renda: Arroz, pescado, madeira e borracha.

Idioma: Khmer

Igreja: ***

População: 12.000.000 – Camboja: 8.445.000; Tailândia: 1.534.000; Vietnam: 829.000; Laos: 728.000. Existem também na Austrália, Canadá, França e Estados Unidos.

Recreação: ***

Religião: Budismo Theravada

Saúde: Falta de médicos. Altas taxas de mortalidade infantil. Higiene e tratamento de água deficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário