Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Professor da E.B. – Preparo Especializado I

Deus do ImpossívelO conhecimento amplo e sistemático da matéria ou da respectiva área de estudo é condição essencial e indispensável para a eficiência do magistério. O professor deve conhecer, pelo menos, bem mais do que o estritamente exigido pelos programas das disciplinas, tanto em extensão como em profundidade.

1. Incentivação e Motivação

O que é motivação? Ocorre quando os alunos são estimulados por fatores internos (os motivos).

O que é incentivação? Ocorre quando os alunos recebem estímulos externos (incentivos).

A motivação ou incentivação pode ser intrínseca ou extrínseca. É intrínseca quando o aluno tem interesse pela própria atividade. É extrínseca quando o aluno não tem interesse pela atividade em si, mas por suas consequências. Vejamos:

Motivação Intrínseca – Quando o aprendiz tem motivos para estudar aquela matéria e tem interesse real por ela.

Motivação Extrínseca – Quando quem aprende está estimulado por aspectos correlatados ao tema e não pelo próprio tema.

Incentivação Intrínseca – Quando estimula o aluno a estudar o assunto pelo valor que ele encerra.

Incentivação Extrínseca – Quando o mestre estimula o aluno apenas para fatores estranhos à aprendizagem em si.

Exemplos:

a) Uma pessoa muito ocupada e cheia de responsabilidades pinta, nas suas poucas horas de lazer, pelo prazer de pintar, sem visar a qualquer outro fim (motivação intrínseca).

b) Os pais de um jovem dão-lhe um violão, e ele, que até então não havia pensado em tocar um instrumento, passa a ter aulas de música e acaba empolgando-se por essa nova atividade (incentivação intrínseca).

c) Uma criança, desejando ganhar uma bicicleta, resolve ser boa estudante, sem que tal resolução tenha sido sugerida por outra pessoa (motivação extrínseca).

d) A mãe de uma adolescente vaidosa consegue interessá-la em aprender corte e costura, a fim de que ela possa, com maior facilidade, renovar seu guarda-roupa (motivação extrínseca).

Para sua reflexão: “A tarefa do professor é despertar a mente do aluno, é estimular idéias através do exemplo, da simpatia pessoal e de todos os meios que puder utilizar para isso, isto é, fornecendo-lhe lições objetivas para os sentidos e fatos para a inteligência (..) O maior dos mestres disse: ‘A semente é a palavra’. O verdadeiro professor é o que revolve a terra e planta a semente” (John Milton Gregory).

Nenhum comentário:

Postar um comentário