Pesquisar no Blog do J.A.

quinta-feira, 29 de março de 2012

PERSONAGENS BÍBLICOS

ABISAI

Abisai era o irmão mais velho de Joabe e Asael, os filhos de Zeruia, irmã de Davi (a Bíblia não nos diz quem é o pai deles.). Joabe era comandante do exército de Davi.
Abisai e Asael eram, é claro, homens de grande coragem, tal como o tio e líder, Davi. O rei
Saul perseguia Davi, pois queria matá-lo, e os dois exércitos estavam acampados para passar a noite. Davi e Abisai esgueiraram-se até o local onde ele dormia. Abisai queria matá-lo, e disse a Davi que poderia fazer isso com um só golpe de lança.

No entanto, Davi, na esperança de convencer Saul que não queria fazer nenhum mal ao rei, proibiu Abisai de atentar contra a vida do rei. Para mostrar que estiveram ali, eles roubaram a lança e o jarro com água de Saul (1Sm 26.6-12). Quando descobriu o que acontecera, Saul admitiu que estava errado e convidou Davi a voltar ao palácio. No entanto, por não ignorar a paranóia de Saul e por saber que o rei tentaria matá-lo, Davi fugiu para a terra dos filisteus.

Em uma batalha posterior, o general
Abner matou Asael, o irmão mais moço de Abisai e Joabe, gerando uma rivalidade mortal que, por fim, terminaria com o assassinato de Abner. Depois da morte de Saul, Abner desiludiu-se com Is-Bosete, o herdeiro de Saul, por ele passar para o lado de Davi. Abisai e Joabe, no entanto, assassinaram Abner por não tolerarem sua presença (2Sm 3.30).
Abisai era um grande guerreiro. Na batalha com um dos gigantes filisteus, Davi quase foi derrotado, mas Abisai veio em sua ajuda e matou o gigante (2Sm 21.17). Essa foi a razão por ter sido escolhido para comandar o batalhão dos "Trinta", um comando de elite. Em outro incidente, ele, sozinho, matou trezentos filisteus só com uma lança (2Sm 23.18).

Abisai era um sujeito de temperamento esquentado, e é possível observar esse detalhe não só no incidente no acampamento de Saul e no assassinato de Abner, mas também quando a revolta de Absalão forçou Davi a fugir de Jerusalém. Enquanto Davi fugia, foi insultado e apedrejado por Simei, parente de Saul. Abisai queria cortar a cabeça daquele "cão morto", mas Davi não permitiu que fizesse isso (2Sm 16.9).

Quando Davi, vitorioso, retornou para Jerusalém, Simei, junto com mil homens que o apoiavam, encontrou-se com Davi e pediu-lhe perdão. Abisai queria matar todos eles e, mais uma vez, Davi o proibiu de fazê-lo (embora, em seu leito de more, ele aconselhe Salomão a matar Simei, o que Salomão acaba fazendo).

Abisai permaneceu leal a Davi durante todos os momentos, os bons e os maus. Não há registro de sua morte. Não há menção a seu nome na luta pelo trono após a morte de Davi, o que seria um indício de que ele morreu antes de Davi.


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Um comentário: