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sábado, 10 de março de 2012

Professor da E.B. – A necessidade da determinação de objetos didáticos 5/5

Vertente-Educacional-–-Didática-InfantilExposição Oral

Também chamada de aula expositiva ou preleção. Técnica tradicional usada frequentemente em escolas de todos os níveis. O professor é colocado diante do grupo para expor oralmente a matéria, falando ele só o tempo todo. é o método mais criticado, mas também o mais utilizado. O êxito ou fracasso no seu emprego dependerá da habilidade do professor.

Perguntas e Respostas

Esta técnica utilizada por mestres experientes, desde os tempos antigos. Sua eficácia reside no fato de que as perguntas sempre são desafiadoras. A mente, neste caso, não apenas recebe informação, mas analisa e pondera. Existe todo um processo de reflexão, análise e avaliação que ocorre no cérebro do aluno, enquanto ele recebe a pergunta, medita nas suas implicações e verbaliza a resposta. Jesus utilizou esta técnica amplamente em seu ministério.

Vantagens da Técnica

- Ajuda a manter a atenção.

- Serve como treinamento para o raciocínio dos alunos.

- Permite que os alunos tenham participação ativa na aula.

- Auxilia e desenvolve a forma de expressão das idéias.

- Permite ao professor monitorar a aprendizagem a avaliar a eficácia da sua aula.

- Pode ser aplicada a todas as idades.

Cuidados com a Técnica

1. Evite fazer perguntas cujas respostas sejam simplesmente sim ou não. elas não contribuem para o raciocínio do aluno.

2. Faça uma pergunta de cada vez, dirigindo-se primeiramente à classe como um todo. E depois a um ou mais alunos, mas sem exigir a resposta de imediato.

3. Evite colocar alunos em evidência; dê oportunidade a todos igualmente.

4. Complemente as respostas quando necessário.

5. Dê atenção a todas as respostas e nunca ridicularize respostas incorretas.

6. Quando sentir que uma resposta adequada está difícil de ser obtida, refaça a pergunta com outras palavras e encoraje o grupo até que a resposta venha à tona.

7. Tenha especial cuidado com os alunos mais tímidos.

untitledDiscussão ou Debate

O método de discussão ou debate é aquele em que um assunto ou tópico da lição é colocado para ser discutido entre os membros.

Dinâmica de Grupo

Técnica responsável pelas interações entre pessoas e grupos na realização de um trabalho. São atividades educativas que visam a despertar o interesse da turma pelo conteúdo de ensino.

a) Phillips 66 – Está técnica consiste na divisão de um grupo grande de alunos em pequenas frações de seis membros, que discutem um assunto durante seis minutos. Ela tem por objetivos dar aos alunos, numa classe numerosa, ocasião de participar, quer formulando respostas e perguntas ou expressando opiniões e posições.

b) Díade – É o fracionamento de um grupo muito grande para dar oportunidade de participação a todos. Consiste em pedir aos alunos que formem pares, isto é, mini grupinhos de duas pessoas para discutir o assunto, resolver exercícios ou problemas.

c) Grupos Simples com tarefa única – O alunos se dividem em grupos de 5 a 8 membros cada, e o professor escreve no quadro-negro uma pergunta ou proposição que todos os grupos devem discutir durante um período de tempo X. Cada grupo nomeia um coordenador e um relator. Terminado o tempo de discussão, os grupos se reúnem em um grupão e os relatores de cada grupinho apresentam suas conclusões. Estas podem ou não ser resumidas no quadro-negro.

d) Tempestade Cerebral – Fundamenta-se no plano de captar as idéias em estado nascente, antes de serem submetidas aos esquemas fechados e rígidos dos processos de pensamento. A técnica consiste no seguinte: O professor faz uma pergunta ou proposição e um aluno de cada vez responde imediatamente com suas próprias palavras, sem ter o tempo necessário para estruturar ou ordenar logicamente a resposta.

e) Pergunta Circular – O professor anuncia que a mesma pergunta será feita a todos os alunos, um por um, com a obrigação de todos responderem quando chegar a sua vez.

f) Grupos de Verbalização e de Observação – Recomenda-se um disposição concêntrica dos dois grupos, sendo o círculo interno o de verbalização. Terminada a primeira parte da sessão, que poderá durar até uma hora, os grupos invertem suas funções. A equipe que na primeira parte se encontrava a posição de observação e vice-versa

g) Painel – Consiste em desenvolver, na presença dos alunos, uma discussão informal entre um grupo de pessoas, selecionadas quer por serem autoridades na matéria em analise, quer por estarem interessadas ou afetadas pelo problema em questão, quer por representarem pontos de vista antagônicos.

h) Estudos de Casos – Consiste em apresentar de forma sucinta uma situação real ou fictícia para ser discutida em grupo. A forma de como apresentar o caso pode consistir em descrição, narração, diálogo, dramatização, sequência fotográfica, filme, artigo jornalístico e outras.

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A próxima é Professor da E.B. – O que é Didática e Pedagogia?

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