Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 11 de março de 2012

Professor da E.B. - O que é Didática e Pedagogia?

Method_Paulo_FreireDidática

A palavra didática vem do grego: didatikós/didaktike - arte ou técnica de ensinar.

A Didática é uma disciplina técnica e que tem como objetivo específico a técnica de ensino (direção técnica de aprendizagem). A Didática, portanto, estuda a técnica de ensino em todos seus aspectos práticos e operacionais, podendo ser definida como:

"A técnica de estimular, dirigir e encaminhar, no decurso da aprendizagem, a formação do homem". (AGUAYO)

A formação da teoria da Didática para investigar as lições entre o ensino e a aprendizagem e suas leis ocorreu no XVII, quando João Amós Comênio (1592-1670), um pastor protestante, escreveu a 1ª obra clássica sobre a Didática, a Didática Magna.

Ele foi o primeiro educador a formular a ideia da difusão dos conhecimentos a todos e criar princípios e regras de ensino

Pedagogia

A palavra pedagogia vem do grego (pais, paidós = a criança; agein = conduzir; logos = tratado ciência). Na Grécia antiga, eram chamados de pedagogos os escravos que acompanhavam as crianças que iam a escola. Como escravos ele era submisso à criança, mas tinha que fazer valer sua autoridade quando necessária. Por este motivo desenvolveram grandes habilidades no trato com crianças.

Hoje, o Pedagogo é o especialista em assuntos educacionais e pedagogia o conjunto de conhecimentos sistemáticos relativos ao fenômeno educativo. A Pedagogia investiga a natureza das finalidades da educação como processo social e a Didática é umas das disciplinas da Pedagogia.

Bibliografia:

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 1994.

____________________________

A próxima é Professor da E.B. – Recursos Didáticos 1/8

Nenhum comentário:

Postar um comentário