Pesquisar no Blog do J.A.

sábado, 28 de abril de 2012

MENOPAUSA - O OUTRO LADO DA FERTILIDADE


Menopausa - o término do período menstrual da mulher - anuncia o descanso da atividade de seus ovários e, portanto, o fim dos anos para gestação de filhos. O envelhecimento e as mudanças físicas que ocorrem depois da menopausa são algumas vezes encarados negativamente. De fato, podem ter repercussões físicas desagradáveis. Mas Deus deixa claro que há uma época para cada coisa (Ec 3.1-12). Os acontecimento seguem o calendário divino, mas Deus nos encoraja a colocar nossa atenção no hoje, honrar a sabedoria que vem com o envelhecimento (Jó 12.12)  e servi-lo durante o tempo de nossa vida fazendo o bem (Ec 3.12).

Na Bíblia há três mulher que continuam sendo personagens-chaves depois da menopausa: Noemi, que se achava velha demais para ter importância na vida de Rute (Rt 1.12), mas que acabou sendo essencial no processo de aproximação entre Rute e Boaz, contribuindo para a criação de seu filho Obede (Rt 4.16-17); Sara e Isabel, quando idosas, conceberam filhos que desempenharam papel importante no reino (Gn 18.11; Lc 1.36). Essas mulheres, sábias e fiéis a Deus, foram instrumentos na linhagem ou nos eventos que cercaram o nascimento de Jesus Cristo.

Além do encorajamento que vem da Bíblia, as mulheres que já atingiram a menopausa têm disponível outro tipo de ajuda. Aproveitar os anos pós-menopausa em atividades saudáveis é, freqüentemente, uma questão de escolha e de planejamento pessoal. Os sintomas físicos desagradáveis que acompanham a menopausa podem ser muitas vezes evitados ou minimizados com auxílio médico. Deus nunca planejou que o valor de uma pessoas estivesse ligado à sua idade ou que ficasse limitado aos níveis hormonais. Lembre-se: Deus pode usar você em qualquer idade, se seu coração se mantiver fiel a Ele.


Fonte: "A Bíblia da Mulher", editora MC e SBB - pág. 33;



Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário