Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

PERSONAGENS BÍBLICOS

AÍAS, O PROFETA DE SILÓ

Aías foi um profeta do santuário sagrado de Siló durante
a última parte do reinado de Salomão. No caminho para Jerusalém, ele se encontrou com Jeroboão, o supervisor da força de trabalho de Salomão. Esse trabalho forçado era essencialmente escravo, formado com homens das tribos do norte.

A confrontação entre Aías e Jeroboão foi profética. Ela representou o conflito entre o padrão religioso de Salomão, elevado e nobre, e seu governo tirânico e despótico. Aías rasgou suas veste em doze pedaços e deu dez deles a Jeroboão, profetizando que Deus tiraria o reino das mãos de Salomão e o daria às dez tribos de Jereboão (1Rs 11.29 em diante).

Não muito tempo depois, Jeroboão rebelou-se contra Salomão, mas foi derrotado e fugiu para o Egito. Alguns anos mais tarde, quando Salomão morreu, ele retornou. Com o apoio das dez tribos do norte, ele desafiou o herdeiro de Salomão, Roboão, e a profecia de Aías se cumpriu. O reino foi dividido em Israel - considerando das dez tribos do norte, sob o comando de Jeroboão - e Judá - consistindo das tribos de Judá, de Benjamim e de fragmentos de algumas outras tribos; e o rei de Judá era Roboão.

Muitos anos depois, Aías, velho e cego, profetizou a queda da casa de Jeroboão e a morte de seu filho, Abias, dizendo que a criança seria o único membro da família que receberia um sepultamento honroso (1Rs 14). O menino morreu logo depois; Jeroboão, pouco depois da morte do filho, também morreu. Sua dinastia acabou com o assassinato de seu filho Nadabe, dois anos mais tarde (1Rs 15.25 em diante). A Bíblia não nos diz nada mais sobre Aías.


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário