Pesquisar no Blog do J.A.

domingo, 15 de abril de 2012

PERSONAGENS BÍBLICOS

AITOFEL

O nome Aitofel em hebraico quer dizer "irmão louco". Aparentemente, isso parece irônico, porque ele é lembrado basicamente por sua sabedoria. Ele era um conselheiro do rei Davi, e seu conselho era considerado equivalente ao oráculo divino (2Sm 16.23). No entanto, ele justificou se nome ao escolher o lado errado da guerra civil. Ele se sentia obviamente insatisfeito com o governo de Davi porque, quando Absalão se revelou, Atitofel se juntou a ele. Quando Absalão tomou Jerusalém, Davi fugiu da cidade e pediu a Deus para transformar "em loucura os conselhos de Aitofel" (2Sm 15.31). Aitofel aconselhou Absalão a assegurar sua reivindicação ao trono, destruindo o harém de Davi. Ele fez isso, e os dados foram lançados de forma irrevogável. Aitofel, a seguir, aconselhou Absalão a pegar doze homens e destruir Davi antes que ele pudesse reorganizar suas forças, prevendo que o povo aceitaria com alegria Absalão como seu rei.

Felizmente, Davi tinha um espião no palácio, Husai. Ele convenceu Absalão que seria mais sábio reunir todas as suas forças antes de se arriscar a perseguir Davi. Absalão concordou e Husai revelou seus planos a Davi, dando-lhe tempo para reunir apoio em todo a Israel. Aitofel, percebendo que a causa de Absalão estava perdida e que a retribuição de Davi seria terrível, foi para casa e enforcou-se.

Não resta muita dúvida sobre a razão por que Atitofel resolveu escolher apoiar Absalão, e não Davi. O ódio de Absalão pelo pai nao foi de todo sem fundamento. Entre outras coisas, Davi rejeitou a mãe de Absalão para ficar com sua amante Bate-Seba. Aitofel odiava Davi por uma razão similar / Bate-Seba era sua neta, a filha de seu filho Eliã (2Sm 11.3), e Davi prepara o assassinato de seu marido Urias para se casar com ela.


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário