Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 24 de abril de 2012

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS

A FAMÍLIA - O Casamento

O casamento em si continha várias partes importantes. A cerimônia era essencialmente não-religiosa, a não ser por uma bênção pronunciada sobre o casal ("Ó nossa irmã, sejas tu em milhares de milhares, que a tua semente possua a porta de seus aborrecedores!" Gn 24.60). O casamento envolvia o preparo e a aprovação de contrato legal. Isso continua existindo no casamento judeu até hoje. Alguns cristãos podem ficar surpresos ao saber que só recentemente foi exigida a presença de um rabino ou sacerdote nas bodas.

O casamento também envolvia os trajes a serem usados. A noiva era praticamente adornada como uma rainha (veja Ap 21.2). Depois de banhada, ela tinha os cabelos trançados com todas a pedras preciosas que a família possuía ou podia tomar emprestado (Sl 45.14,15; Is61.10; Ez 16.11,12). As moças que a ajudavam a vestir-se, permaneceriam a seu lado como "companheiras". O noivo também se vestia com elegância e se adornava com jóias (Is 61.10), sendo acompanhado pelo "amigo do noivo" (Jo 3.29). Os trajes das núpcias era tão importantes que se tornavam inesquecíveis (Jr 2.32). A noiva e noivo pareciam e agiam como rei e rainha.

Outro elemento importante do casamento era a procissão no fim do dia. O noivo saía da sua casa para buscar a noiva na casa dos pais dela. Nesse ponto, a noiva usava um véu. Em algum ponto o véu era retirado e colocado no ombro do noivo, e feita a seguinte declaração: "O governo estará sobre os seus ombros". A procissão deixava então a casa da noiva e seguia para o novo lar do casal, e a estrada escura era iluminada por lâmpadas a óleo carregadas convidados. Na história contada por Jesus, os noivos demoraram mais do que o esperado, de modo que o azeite nas lâmpadas começou a acabar. Só os que tinham levado um frasco de óleo de reserva puderam reabastecer suas lâmpadas e dar as boas-vindas aos noivos (veja Mt 25.1-13, esp. vv. 8,9). Havia canções e música ao longo do caminho (Jr 16.9) e algumas vezes a própria noiva participava da dança (Ct 6.13).



Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário