Pesquisar no Blog do J.A.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PERSONAGENS BÍBLICOS


AIMELEQUE

Aimeleque foi sumo sacerdote no santuário israelita em Nobe, a leste de Jerusalém, durante reinado de Saul. Nessa época, Jerusalém ainda era uma cidade jebuséia. O irmão de Aimeleque, Aías era sacerdote na corte de Saul em Gibeá. Aitube, pai de Aimeleque, fundara o santuário em Nobe depois de os filisteus destruírem o santuário em Siló, onde o avô de Aitube, Eli fora sacerdote.

Havia 85 sacerdotes em Nobe. Eles eram responsáveis por guardar a arca da aliança e o colete sacerdotal do sumo sacerdote. Esse colete sacerdotal era uma veste de linho fino trançado que o sacerdote usava. Havia pedras sagradas no peitoral do colete sacerdotal, o Urim e o Tumim, "luzes" e "verdades" lançadas como dados para profetizar e determinar a vontade de Deus. Acreditava-se que essas pedras, quando lançadas, eram guiadas por Deus e, portanto, revelavam sua vontade.

A arca ficava guardada na grande tendo do tabernáculo; em uma mesa diante dela, havia doze pães, conhecidos como "pães da Presença" ou "pães consagrados". Esses pães sagrados eram substituídos todos os sábados, e os sacerdotes, então, consumiam os pães velhos de forma ritualística, na presença da arca.

Quando Davi estava fugindo da vingança paranóica de Saul, ele buscou refúgio em Nobe (1Sm 21). Acreditando que Davi estava em missão em nome de Saul, Aimeleque lhe deu os cinco pães sagrados que já haviam sido substituídos. Os sacerdotes também eram os guardiães da espada que fora de Golias, a qual o jovem Davi usara para cortar a cabeça do gigante depois de derrubá-lo com sua atiradeira. Aimeleque presentou Davi com a espada.

Doegue, o edomita, pastor principal de Saul, estava ali no santuário naquele dia. Ele viu tudo o que aconteceu e, imediatamente, relatou o ocorrido a Saul. O rei ficou enfurecido e levou a guarda real até Nobe para que matasse os sacerdotes. Quando os guardas se recusaram cumprir essa ordem, Saul ordenou que Doegue matasse os sacerdotes, até mesmo o sumo sacerdote Aimeleque, e destruísse o santuário, e ele obedeceu. O único sobrevivente foi o filho de Aimeleque, Abiatar, que escapou durante a confusão, levando consigo o colete sacerdotal do pai. Ele encontrou refúgio no acampamento de Davi.


Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário