Pesquisar no Blog do J.A.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

PERSONAGENS BÍBLICOS

AMNON

Um dos personagens bíblicos que ocupa um dos mais lugares mais baixos é o primeiro filho do rei Davi, Amnon, cujo nome, por ironia, quer dizer "fiel".

Ele nasceu logo depois de Davi tornar-se rei de Israel, em cerca de 1000 a.C. Sua mãe era Ainoã, uma mulher de Jezreel e umas das primeiras esposas de Davi.

Sabemos pouco a respeito de Amnon, exceto que ele estava obcecado pelo desejo que sentia por sua meia-irmã, Tamar, filha de Davi com outra mulher. Amnon, fingindo estar doente, enganou Tamar para que entrasse em seu quarto para cuidar dele e, depois, a estuprou (2Sm 13). Davi ficou enfurecido quando ficou sabendo do incidente, mas não fez nada para punir Amnon. A pedido de Tamar, ele pediu que Amnon se casasse com ela para restaurar a honra da moça- naquela época, casamento entre meio-irmãos ainda não era proibido. Depois do estupro, entretanto, Amnon sentiu repulsa por Tamar e ameaçou matá-la como uma proscrita.

Absalão, irmão dela por parte de mãe e de pai, ficou enfurecido e juro vingar-se de Amnon. Dois anos depois do estupro, enquanto Amnon estava bebendo em uma festa da tosquia, Absalão finalmente teve sua chance de matá-lo.  Em meio à farra, Absalão o matou. Isso fez com que Absalão (o terceiro filho de Davi, a quem orei amava, embora esse amor não fosse recíproco) passasse a ser herdeiro do trono.

O estupro de Tamar por Amnon é outro grande incidente que mostra a desestruturação da família de Davi. A primeira esposa de Davi era Mical, filha de Saul, que a tirou de Davi. Embora, no princípio, ela amasse Davi, quando ele a trouxe de volta à força, ela sentia apenas desprezo pelo marido. Logo depois de Amnon estuprar Tamar, Davi cometeu adultério com Bate-Seba e tomou as providências para que o marido, Urias, o hitita, fosse morto.

A falha de Davi em punir Amnon, bem com seu caso com Bate-Seba, indubitavelmente contribuíram para que Absalão odiasse o pai. Esse ódio, por fim, levou-o à rebelião e à morte.



Pb Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus).

Um comentário:

  1. Há um erro nesta postagem,o adultério de Davi com Bate-Seba,foi antes de amnon estuprar Tamar.

    ResponderExcluir